A Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), em parceria com o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), a Fundação Florestal (FF), o Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/Esalq-USP) e o Grupo de Estudos e Práticas para o uso racional da Água (Gepura/Esalq-USP), realiza no sábado, 11/03, das 9h às 12h, a Trilha das Águas, no Horto de Tupi. A entrada é gratuita mediante inscrição prévia; são 40 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/trilha-das-aguas .
O objetivo da atividade, destinada a todos os públicos, é promover uma reflexão sobre a questão hídrica. Com a realização de uma trilha na unidade, percorrendo os espaços que possuem cursos d’água, será estimulado o diálogo e reflexão sobre a relação água e floresta e outras questões socioambientais envolvidas.
“A atividade integra o calendário de ações que estão acontecendo durante o mês de março, em referência ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22/03, destacando a bacia hidrográfica do ribeirão Tijuco Preto, onde a Estação Experimental de Tupi está inserida”, explicou Laís Ferraz de Camargo, educadora ambiental do Núcleo de Educação Ambiental (NEA/Simap).
É também parte do programa Vem pro Horto, que busca aproximar a comunidade do Horto e torná-lo cada vez mais um espaço educador sustentável.
ÔNIBUS – Todas as edições do programa Vem Pro Horto contam com ônibus gratuito, por meio do apoio e parceria da Secretaria de Trânsito e Transportes (Semuttran) e TUPi. Para o dia 11/03, o ônibus sairá da plataforma B03 do Terminal Central de Integração (TCI), às 8h10, com possibilidade dos interessados embarcarem em qualquer ponto de ônibus urbano durante o trajeto. O retorno a partir do Horto será às 12h. O itinerário está disponível no site da Semuttran: http://www.semuttran.piracicaba.sp.gov.br/linha+221+horto+tupi+linha+especial.aspx
PROGRAMAÇÃO – O Mês da Água foi desenvolvido para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado em 22/03. Com o slogan “Acelerando mudanças: seja a mudança que você deseja ver no mundo”, a programação segue o tema escolhido pela ONU para o ano de 2023 e procura atender os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ligados a ele.
As instituições realizadoras do Mês da Água são Prefeitura de Piracicaba, por meio das Secretarias de Meio Ambiente (Simap), Educação (SME), Agricultura (Sema) e Cultura (Semac), Semae, Águas do Mirante, Pira 21, Piracicaba Ambiental, Esalq/USP (por meio Grupo de Estudos e Práticas para o uso racional da Água (GEPURA), USP Recicla, Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz, GMEA (Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental), Nas Nuvens Turismo, Fundação Florestal, Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), Colégio Cotip, SOS Rio Piracicaba, Pira no Plogging, Agência PCJ, Comitês PCJ e Consórcio PCJ. Todas as atividades podem ser conferidas no site do NEA: https://neasimap.wixsite.com/educacaoambiental.