Portal do Município de Piracicaba

Prefeitura realiza mutirão de castrações; 1.200 vagas já foram preenchidas

As cirurgias foram disponibilizadas por meio de emenda parlamentar do deputado federal Bruno Lima

Por CCS / Publicado em 18/02/2026  / Atualizado em 19/02/2026
Tempo de leitura: 3 minutos.
Um menino está sentado em uma cadeira plástica branca, com um cachorro preto e branco no colo. Ao lado dele, uma mulher — mãe do menino — está sentada e mantém a mão apoiada na perna do garoto, transmitindo proximidade e cuidado. Eles estão em um espaço externo coberto por uma tenda, com outras pessoas e cadeiras semelhantes ao fundo. O chão é de pedrinhas, e próximo à mulher há uma caixa de transporte para animais, vermelha e cinza.
Daiane Cristina da Silva Pimentel, coordenadora, também participou da ação e levou o cão Bethoven, de quatro anos

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Divisão de Proteção Animal da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, realiza até o dia 23/02, mutirão com 1.200 castrações gratuitas de cães e gatos. As vagas disponibilizadas já foram preenchidas por meio de cadastro no sistema Castra Mais, do Governo do Estado de São Paulo.

As cirurgias foram disponibilizadas por meio de emenda parlamentar do deputado federal Bruno Lima, conquistada a partir de articulação da vereadora Alessandra Bellucci, ligada à causa animal. O serviço está sendo prestado em anexo da Igreja do Evangelho Quadrangular, localizada na rua das Conchas, 421, no Jardim São Jorge.

Duas pessoas estão em frente a uma unidade veterinária móvel verde, identificada como "CASTRA MÓVEL": uma entrega um pequeno cachorro branco com orelhas pretas para a outra, que segura uma guia azul. No chão, há várias caixas de transporte de animais empilhadas, indicando que mais pets estão aguardando atendimento. Também aparece uma cadeira plástica branca com alguns objetos apoiados.
Prefeitura realiza mutirão de castrações; 1.200 vagas já foram preenchidas

Entre os tutores atendidos está a diarista Marcia Pereira da Silva, que levou o cão Thor, de um ano, para a castração. Ela conta que adotou o animal da rua, machucado, e viu no mutirão a oportunidade de garantir mais cuidado e qualidade de vida ao pet. “Decidi então levar para castrar, porque tenho outro animal, fêmea, em casa. Esse mutirão foi muito bom, valeu a pena”, afirmou.

Daiane Cristina da Silva Pimentel, coordenadora, também participou da ação e levou o cão Bethoven, de quatro anos. “Essa iniciativa foi uma maravilha. Estava precisando muito”, destacou.

A imagem mostra uma mulher, sorridente e descontraída, está sentada em uma cadeira plástica branca, vestindo camiseta vermelha com letras amarelas e shorts rosa. Ela segura a guia de um cachorro marrom e branco, que usa um peitoral preto e parece feliz e alerta, com a língua de fora. O animal está sentado sobre uma área de grama e pedrinhas. Ao fundo, aparecem tendas verdes, um banco próximo a um prédio e uma palmeira
A diarista Marcia Pereira da Silva, que levou o cão Thor, de um ano, para a castração

Este é o segundo mutirão de castrações promovido pela Prefeitura em 2026. O primeiro ocorreu nos dias 05 e 06/01, quando cerca de 440 animais foram atendidos no município, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo junto ao deputado estadual Alex Madureira.

A imagem mostra um grupo de pessoas sentadas em cadeiras plásticas brancas sob uma cobertura, cada uma acompanhada de seu cachorro. O ambiente é externo, com chão de pedrinhas. Ao fundo, outras pessoas e cães estão em pé, interagindo, e há pilhas de cadeiras encostadas em uma parede, sugerindo uma estrutura temporária.
As vagas disponibilizadas já foram preenchidas por meio de cadastro no sistema Castra Mais, do Governo do Estado de São Paulo


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.