A Prefeitura de Piracicaba realiza no mês de março uma série de atividades, em parceria com diversas instituições locais e regionais, para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22/03. Com o slogan “Acelerando mudanças: seja a mudança que você deseja ver no mundo”, a programação segue o tema escolhido pela ONU para o ano de 2023 e procura atender os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ligados a ele.
A primeira ação acontece na sexta-feira, 03/03, das 8h30 às 12h, com o evento de abertura do Mês da Água, que terá mesa redonda com o tema Ações locais e regionais para a gestão das águas. O evento será realizado no anfiteatro do Museu da Água; as vagas são limitadas e a inscrição pode ser feita pelo https://bit.ly/abertura-mes-da-agua. A programação completa pode ser conferida em https://neasimap.wixsite.com/educacaoambiental
A mesa redonda contará com cinco palestrantes. A secretária de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame, e a engenheira agrônoma da Sema, Evelise Moda, abordarão as potencialidades e desafios do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Phâmela Amaral, assistente social do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), apresentará as ações integradas de cidadania realizadas pela autarquia. Gabriel Bertolo, analista de responsabilidade social da Águas do Mirante, falará sobre Esgotamento Sanitário: Responsabilidade Social e Cidadania. E fechando a mesa, a gerente técnica do Consórcio PCJ, Andréa Borges, discutirá sobre a contribuição da educação ambiental na gestão das águas. A mediação da atividade será feita por Bruno Fernandes, educador ambiental do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba (NEA/Simap).
“Além de ser um evento de abertura das atividades do mês de março, os diálogos promovidos pelos palestrantes visam não apenas apresentar as ações locais regionais, mas estimular a participação popular para a gestão das águas”, comenta Laís Ferraz de Camargo, educadora ambiental do NEA.
PROGRAMAÇÃO – As instituições realizadoras do Mês da Água são Prefeitura de Piracicaba, por meio das Secretarias de Meio Ambiente (Simap), Educação (SME), Agricultura (Sema) e Cultura (Semac), Semae, Águas do Mirante, Pira 21, Piracicaba Ambiental, Esalq/USP (por meio Grupo de Estudos e Práticas para o uso racional da Água(GEPURA), USP Recicla, Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz), GMEA (Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental), Nas Nuvens Turismo, Fundação Florestal, Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), Colégio Cotip, SOS Rio Piracicaba, Pira no Plogging, Agência PCJ, Comitês PCJ e Consórcio PCJ. Todas as atividades podem ser conferidas no site do NEA: https://neasimap.wixsite.com/educacaoambiental.
DIA MUNDIAL DA ÁGUA – Foi criado pela ONU em 22 de março de 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro; por esse motivo, o evento ficou conhecido como Rio-92. Desde então, essa mesma data a cada ano é destinada à discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural.
A data comemorativa é uma oportunidade para se conhecer mais sobre a problemática da água, promover debates na sociedade e tomar atitudes que façam a diferença no uso racional de água.
Segundos dados da ONU, 2,2 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso à água potável. Nos países em desenvolvimento, esse problema está relacionado a 80% das doenças e mortes.