Agora, após o mapeamento, a região vai ser incluída como ponto de monitoramento

A Prefeitura, por meio da Semuhget (Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial) e da Guarda Civil, realizaram na manhã de hoje, 17/01, um sobrevoo de drone para mapear a região que circunda o ribeirão do Enxofre, no bairro Jardim Itapuã. Por conta das fortes chuvas da última semana, principalmente no dia 10/01, o ribeirão transbordou, causando alagamentos na rua Pedro Habechian.

Além de mapear a região, a Semuhget vai trabalhar em parceria com a Smads para fazer um levantamento das moradias que foram atingidas De acordo com Fábio Tadeu Lazzerini, assessor de Gestão de Projetos de Obras, Planejamento, Gestão Territorial e Habitação da Semuhget, o mapeamento buscou compreender e identificar os pontos que efetivamente transbordaram, a origem da cheia do ribeirão e qual afluente mais jorrou água. "Conversamos com moradores que habitam aquela região há muito tempo e fomos informados que um transbordamento ainda maior ocorreu em 1981. Porém, na época, nenhum tipo de acompanhamento foi feito. Agora, com essa nova cheia, tínhamos que mapear essa região e incluir como ponto de monitoramento, principalmente porque mais chuva está prevista para esta semana", explicou. Além do assessor, participaram do estudo os GCs do Pelotão Ambiental, Maria Aparecida da Silva Movil e Márcio Vitti, e o engenheiro civil da Semuhget Saymon Luiz de Jesus Fuentes.

Semuhget e Guarda Civil realizaram, na manhã de hoje, um sobrevoo de drone pela região que circunda o ribeirão do Enxofre, no bairro Jardim Itapuã

Lazzerini ainda destacou que o diagnóstico inicial é de que um rio que corta a comunidade Pantanal, que fica no mesmo bairro, pode ter sido um ponto de cheia que acabou resultando no transbordamento do ribeirão do Enxofre. Esse rio é um afluente do ribeirão. Entretanto, mais análises serão feitas com as imagens, até que se chegue a uma conclusão.

Mapeamento buscou compreender e identificar os pontos que efetivamente transbordaram, a origem da cheia do ribeirão e qual afluente mais jorrou água

Por conta da forte e intensa chuva no último dia 10, o ribeirão transbordou, causando alagamentos na rua Pedro Habechian

FAMÍLIAS – Além de mapear a região, a Semuhget vai trabalhar em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) para fazer um levantamento das moradias que foram atingidas, fazer cadastramento das famílias e, assim, realizar visitas assistenciais.