Manutenção nos espaços acontece mensalmente; serviços foram intensificados para receber visitantes no Dia de Finados

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), realiza desde a última semana, manutenção nos cemitérios da Saudade e Vila Rezende. A manutenção dos espaços é mensal e foi intensificada para receber visitantes no Dia de Finados, 02/11, principal data para visitação no ano.

As equipes estão atuando com capinação (corte de mato), pintura de guias das ruas, limpeza, instalação de placas de identificação das quadras, varrição e recolhimento de lixo.

Além da limpeza, Cemitério da Saudade também recebeu pintura interna

O Cemitério da Saudade tem aproximadamente 91 mil metros quadrados, contando com cerca de 160 mil pessoas sepultadas desde o ano de sua inauguração, em 1872. São realizados aproximadamente de 1.200 a 1.500 sepultamentos por ano no referido Cemitério.

Já o Cemitério Vila Rezende possui uma área de 86 mil metros quadrados. Em seus registros constam aproximadamente 33 mil pessoas sepultadas, com uma média de 1.110 sepultamentos por ano.

MANUTENÇÃO MENSAL –
Embora os serviços sejam intensificados para receber os visitantes no Dia de Finados, os cemitérios da Saudade e da Vila Rezende passam por manutenção mensal, incluindo corte de mato, limpeza e reparos necessários. A empresa terceirizada, contratada para execução dos serviços, atua todos os meses para manter a integridade e limpeza dos espaços.

Cemitério da Vila Rezende também está recebendo manutenção para o Dia de Finados

DESINSETIZAÇÃO – Já as equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria de Saúde, reforça que os cemitérios municipais passam por processo de desinsetização e desratização duas vezes ao ano para evitar que animais peçonhentos apareçam e causem acidentes. No caso dos cemitérios a preocupação é com os escorpiões que se alimentam de pequeno insetos, principalmente baratas, por isso, esta ação acontece nos cemitérios da Saudade e da Vila Rezende. Além disso, também está na rotina das equipes fazer este trabalho em bueiros e bocas de lobo nas ruas próximas dos cemitérios, assim, evitando que o escorpião tenha alimento fácil e evitando, ao máximo, a sua procriação.