Por meio de uma ação conjunta das Secretarias de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Agricultura e Abastecimento (Sema) e Obras (Semob), foi realizada na manhã desse sábado (19), a limpeza do rio Piracicaba e o prolongamento da rampa de barcos localizada na Avenida Beira Rio. A ação atende a pedidos dos usuários de barcos, a fim de garantir uma entrada mais segura das embarcações no rio. “Nós vamos fazer a preparação do solo e posteriormente os voluntários vão auxiliar fazendo a concretagem da rampa. Aproveitamos que iríamos fazer essa intervenção, para também realizar uma limpeza no local”, explica Camilo Barioni, secretário da Sema.

Seis caminhões da Prefeitura estão recolhendo os rejeitos desde às 05h. A previsão é que os trabalhos continuem initerruptamente até as 17h. “Já recolhemos mais de 100 pneus. Encontramos muitos materiais que não deveriam estar no rio. Infelizmente, muitas pessoas não tomaram consciência que o descarte de materiais deve ser feito de maneira adequada”, lamenta Barioni. Todo o rejeito recolhido será avaliado, e se possível, destinado à reciclagem.

Para Luís Fernando Magossi, presidente do Instituto Beira Rio, a ação – além de evitar acidentes náuticos, vai melhorar a qualidade do rio para os peixes. “O rio é o lugar mais bonito de Piracicaba, é muito feio a população continuar utilizando-o como lata de lixo”, comenta.

Limpeza começou neste sábado (19), às 05h e deve seguir até 17h