Imagem de três funcionários realizando a retirada de galhos na avenida e colocando no caminhão
Avenida Antonio Fazanaro, no bairro Higienópolis, foi uma das principais vias com registro de quedas de árvores

Força-tarefa da Prefeitura, que envolve as secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), de Trânsito e Transportes (Semuttran) e a Defesa Civil, em conjunto com o Corpo de Bombeiros e a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), atua para minimizar os efeitos causados em decorrência da chuva – choveu 19 mm – e dos fortes ventos ocorridos ontem, 27/09, que atingiu diversas regiões da cidade. A Simap registrou ocorrência de 60 árvores caídas, de pequeno e grande porte, até as 10h de hoje, 28/09. Não há registro de vítimas nem de pessoas desabrigadas.

As equipes estão atuando desde o fim da tarde de ontem, quarta-feira, com desobstrução de residências e vias retirando árvores e galhos caídos, além de limpeza das ruas e espaços públicos. De acordo com a Simap, os bairros mais atingidos foram Higienópolis, Jardim Elite, Nova América, Caxambu, Terra Nova, Pauliceia, Costa Rica e Morumbi.

A prioridade para retirada de árvores é daquelas que envolvem risco, ou seja, que podem cair ou caíram sobre veículos e imóveis, interrompem vias e também em locais com grande fluxo de pessoas, bem como unidades de saúde e escolas.
A Defesa Civil interditou duas residências atingidas pela queda de árvores, uma na rua Frei Jacinto, Higienópolis, e outra na rua Leogildo Salvagni, no Água Branca.
A queda de árvores também atingiu escolas municipais. A Secretaria de Educação (SME) registrou quedas de árvores em sete escolas; entretanto, as aulas seguem normalmente, não havendo interrupção das atividades.
Houve ainda registros de queda de árvores em fiação elétrica, o que afetou o fornecimento de energia em algumas regiões. A CPFL segue acompanhando.

Imagem de três funcionários realizando a poda de uma árvore que caiu parcialmente
Simap atua nesta manhã na rua Prof. Lauro Alves Catule de Almeida, também no Higienópolis

ABASTECIMENTO – O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) informa que no bairro Paulista, no cruzamento das ruas Manoel Correia Silveira e João Conceição, foi registrado um vazamento por conta da queda de uma árvore sobre a rede de água. A autarquia atua nesse momento (manhã de hoje, 28/09) para reparo da rede; por conta do serviço, o abastecimento está interrompido em parte do bairro e será restabelecido gradativamente, após a conclusão dos trabalhos.

Em decorrência da falta de energia, o abastecimento de água a partir da Casa de Bombas Unileste e Dois Córregos foi afetado na noite de ontem e os bairros Unileste, Dois Córregos, Pompeia, Jardim Abaete, Conceição, Tupi, Glebas Natalinas, Cecap, Santa Rita, São Francisco, Taquaral e proximidades tiveram problemas no abastecimento. A CPFL foi acionada e a energia foi restabelecida ainda na noite de ontem e o abastecimento está normalizado nessas regiões.

SAÚDE E VAREJÕES – Segundo a Secretaria de Saúde, houve falta de energia elétrica nas USFs Cecap, Astúrias e 1º de Maio, nas UBSs Caxambu e Centro, além do CRAB Novo Horizonte. A energia já foi restabelecida e o atendimento segue normalmente nestas unidades.

Os varejões municipais também enfrentaram alguns problemas causados pelo vento e a chuva. No Varejão Primeiro de Maio (rua Leogildo Salvagni, 705, 1° de Maio), a queda de uma árvore danificou o alambrado e parte do telhado. As equipes da Secretaria Municipa de Agricultura e Abastecimento (Sema) já fizeram a retirada da árvore, sinalizaram a área e estão realizando a substituição de telha. Nesta quinta-feira, 28/09, o Varejão do Primeiro de Maio funciona normalmente das 14h às 19h.

No Varejão do São Jorge (Av. Dr. Antonio Mendes de Barros Filho, 1000 – São Jorge)

Algumas telhas da cobertura do varejão foram danificadas por conta da chuva. A equipe da Sema providenciará a manutenção ainda nesta semana para o funcionamento normal do Varejão na próxima terça-feira.

Já os varejões do Centro (Rua Santa Cruz, nº 1260 – Centro) e Varejão da Paulista (Av. Dr. Paulo de Moraes, 2110 – Paulista) foram encerrados uma hora e meia mais cedo ontem, 27/09, às 18h, por conta da queda de energia. Em ambos os locais a energia já está normalizada. A equipe da Sema fará hoje uma poda preventiva em coqueiros localizados no estacionamento do Varejão da Paulista, para evitar futuros transtornos com chuvas.

Imagem de um funcionário fazendo reparo em alambrado do varejão
Equipe da Sema está atuando com reparos em alambrado danificado e limpeza no varejão do bairro Primeiro de Maio

TRÂNSITO – Equipes da Semuttran estão com caminhão de plataforma para ajustar as placas danificadas e/ou viradas devido à forte chuva. Há falta de energia elétrica na rotatória das avenidas Água Branca e 31 de Março e também na avenida Antônio Fazanaro. Os semáforos estão funcionando com geradores. Nas rotatórias das avenidas 31 de Março e Água Branca e da avenida São Paulo com a Raposo Tavares, agentes da Semuttran estão desobstruindo as ruas e avenidas com interdição total, liberando meia via.

SERVIÇO – Munícipes que necessitem informar queda de árvores podem acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193, a Prefeitura, pelo 156, a Guarda Civil, pelo 153, ou a Defesa Civil, pelo 199. Casos de falta de energia devem ser direcionados à CPFL pelo 0800-0101010 ou pelo site https://cpfl.com.br.