Prefeitura realiza encontro técnico de gestão e manejo arbóreo
Objetivo foi atualizar profissionais credenciados sobre procedimentos, normas e diretrizes técnicas que orientam o manejo das árvores no município

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, realizou ontem, 15/12, o 2º Encontro Técnico de Arborização Urbana, Gestão e Manejo Arbóreo, previsto na Lei Complementar nº 251/2010. O evento aconteceu no Engenho Central, e teve como objetivo atualizar profissionais credenciados sobre procedimentos, normas e diretrizes técnicas que orientam o manejo das árvores no município.

Com participação obrigatória, o encontro reuniu os profissionais para uma programação de oito horas, com conteúdos fundamentais para a atuação no setor, como a revisão da legislação vigente e seus impactos na fiscalização, a atualização de métodos e normas aplicadas ao manejo arbóreo em áreas públicas e privadas, além da apresentação de técnicas práticas de poda e remoção, com demonstrações voltadas ao aprimoramento das atividades do dia a dia.
O treinamento foi ministrado pelo secretário de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, Luciano Celêncio; por Marcelo Leão, engenheiro agrônomo e diretor da Propark; Rogério de Oliveira, engenheiro florestal da Engemaia; e Felipe Silveira, arborista. O encontro contou ainda com a participação da CPFL, que acompanhou as atividades e realizou o credenciamento dos técnicos. O encontro foi dividido em duas etapas: a primeira com palestra no Teatro do Engenho, e a segunda com atividade prática.

“Esse encontro foi fundamental para alinharmos os profissionais às normas e às boas práticas de manejo arbóreo, garantindo mais segurança, responsabilidade ambiental e qualidade nos serviços prestados à população. Também reforça o cuidado técnico adotado pelo município e contribui diretamente para um manejo mais eficiente e adequado da arborização urbana de Piracicaba”, destacou Celêncio.
Segundo Leão, o treinamento foi focado nos aspectos legais e a legislação aplicada a arborização urbana, normas de avaliação de risco de árvores, além das técnicas de manejo arbóreo e saúde e segurança do trabalho. “Esse foi um importante passo para a política pública de arborização urbana da nossa cidade. Capacitar os profissionais para avaliar melhor as árvores antes da remoção, realizar podas mais qualificadas e atuar de forma integrada com outros órgãos são ações urgentes e necessárias para todo o país, e Piracicaba tem se destacado por essa iniciativa. Além disso, o credenciamento de agentes locais por meio da capacitação técnica cumpre uma importante função social, ao criar alternativas de renda para pequenos empresários do setor, ao mesmo tempo em que auxilia o poder público a entregar uma arborização urbana mais segura, equilibrada, garantindo os serviços ecossistêmicos que as árvores prestam nas cidades”, completou o engenheiro agrônomo.
