A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Piracicaba) e do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), realizou na manhã de hoje, quarta-feira, 10/01, a cerimônia de posse dos novos 15 conselheiros tutelares do município, que atuarão até o ano de 2027. O evento teve a presença do prefeito Luciano Almeida, da titular da Smads, Euclidia Fioravante; da promotora de Justiça da Infância e Juventude de Piracicaba Milene Telezzi Habice, do defensor público Marcelo Dayrell Vivas, da presidente do CMDCA, Paula Magrini Cordeiro, e de vereadores.

homens e mulheres em pé
Todos os conselheiros que tomaram posse junto das autoridades presentes na cerimônia

Com a participação de 4.179 pessoas para votação nas urnas, a eleição dos conselheiros aconteceu no dia 1/10. Os conselheiros eleitos assumem os Conselhos Tutelares 1, 2 e 3, órgãos permanentes e autônomos encarregados pela sociedade para zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. É função do conselheiro tutelar garantir o cumprimento do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) ao atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e atuar em conjunto com pais e responsáveis.

Os candidatos eleitos que tomaram posse como conselheiros tutelares foram Angélica Maria Avansi Aversa, Ana Beatriz Canto Kraide, Cristina Sassiloto Lopes Ferraz, Cristiane de Oliveira Flávio, Dirceu de Barros Silveira, Darlene de Lurdes Pessoa, Gentil Benedito Canuto Junior, Janaína do Carmo Torrigo de Moraes, Jefferson de Moraes Gonçalves, Kleyton Kaic Sampaio, Rodolpho Hoff Junior, Rosa Maria Casarim Zanatta, Rosana Pereira Bollis, Vânia Regina Correa Henrique e Zélia dos Reis.

“Estamos em um momento muito alegre para nós, porque agora temos também o 3º Conselho Tutelar, que era um pedido que existia há mais de dez anos na Prefeitura para dar conta do volume de serviço. E o trabalho dos conselheiros contribui para que a gente possa melhorar o nosso trabalho, as nossas políticas públicas. É a união de esforços para uma sociedade melhor”, falou o prefeito Luciano Almeida.

Foram classificados como suplentes, que assumirão no caso de vacância, os candidatos Lia Raquel Nunes Job dos Santos, Sirlei Aparecida Schiavon de Abreu e Thiago Domingues Gabriel de Souza.

Homem em pé, em cima do palco, e pessoas sentadas observando ele falar
Prefeito Luciano Almeida participou do evento

“Cada conselheiro tutelar não tem apenas uma posição de trabalho, mas uma missão de garantir os direitos das crianças e adolescentes. É uma responsabilidade imensa e a confiança depositada em cada conselheiro é ainda maior. A Smads estará sempre à disposição para orientar e apoiar o êxito dos conselheiros. Que seja um trabalho realizado com dedicação e empenho em prol das crianças e adolescentes”, falou a titular da Smads, Euclidia Fioravante.

Durante a cerimônia, a promotora de Justiça da Infância e Juventude Milene Telezzi Habice disse que os conselheiros são as “peças” mais importantes na rede de proteção das crianças e adolescentes. “Os conselheiros são os olhos, a porta de entrada, o filtro do que acontece nas ruas. Estamos todos no mesmo time e o Ministério Público está à disposição para atuar em conjunto e prestar um serviço ainda melhor para a comunidade”, falou.

“Que seja uma gestão atuante no ouvir e garantir dos direitos das crianças e adolescentes da nossa cidade”, finalizou a presidente do CMDCA, Paula Magrini Cordeiro.