Prefeitura realiza cerimônia de denominação do serviço Família Acolhedora amanhã (05)

Piracicaba, 04 de maio de 2018 – A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), realiza amanhã, às 10h, na sede do Família Acolhedora, a cerimônia de denominação do serviço, que passa a se chamar Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora Irmã Tereza Cristina de São José, a partir da aprovação da lei 8839/2018.
O nome da religiosa, conforme explica Eliete Nunes, titular da Semdes, foi dado ao serviço porque a Irmã tem formação em Serviço Social e uma vida de orações dedicadas às crianças e aos adolescentes. “Sua irmã de sangue, Madre Teresinha do Menino Jesus, que também era religiosa no mesmo Carmelo, quando contei para ela que iniciaríamos o serviço em Piracicaba, disse que a Irmã Tereza Cristina, já falecida à época, intercederia junto à Deus por nós para que tudo desse certo… e deu”.
O serviço recebe o nome no mesmo ano que volta a ser desenvolvido totalmente pelo poder público, com funcionários públicos e sede própria, em prédio público. Criado em 2013, teve as primeiras famílias capacitadas pela Semdes e depois, de 2014 a 2017, foi desenvolvido por meio de convênio com organização social (Pasca). Denominá-lo e reassumi-lo são passos importantes para Eliete, que acredita que o serviço é o modelo de acolhimento mais humanizado que pode ter. “É o modelo de acolhimento que permite que a criança ou adolescente, afastada da família por determinação judicial, tenha um convívio familiar e na sociedade, propiciando seu desenvolvimento físico, mental e social.”
A Homenageada – Nascida em 1917 como Maria Thereza Nogueira Garcez, Irmã Tereza Cristina de São José desde pequena já deixava transparecer as grandes linhas de sua personalidade: caráter dócil e obediente à orientação dos pais. Cultivava com cuidado sua vida de piedade, sendo assídua aos Círculos da Ação Católica e aos deveres da Ordem de Terceira do Carmo, na qual ingressou aos 14 anos. Na tarde de 12 de setembro de 1948, Tereza Cristina, com 30 anos, foi recebida no Carmelo de São Paulo, com o nome de Irmã Tereza Cristina de São José.
Para a cidade de Piracicaba, a Irmã Tereza dedicou grande auxílio na fundação do Carmelo Imaculado Coração de Maria e São José, na recém-criada Diocese instalada no município. Permaneceu na clausura, neste Carmelo, por praticamente toda sua vida religiosa, só se afastando dele dois meses antes da sua morte, quando voltou para São Paulo, para estar com a família e em tratamento de saúde. Irmã Tereza faleceu no sanatório Santa Catarina em São Paulo em 27 de fevereiro de 1985, em uma quarta-feira, dia dedicado ao patrono São José.
Família Acolhedora – O serviço de acolhimento em Família Acolhedora é um serviço público com a finalidade de proporcionar acolhimento familiar a crianças e adolescentes que necessitem ser afastados de sua família de origem em decorrência de medida de proteção por determinação judicial. Atualmente o serviço tem 21 famílias acolhedoras cadastradas e oito delas estão com crianças ou adolescentes acolhidos. Durante todo período de acolhimento, tanto a família acolhedora como a família de origem são acompanhadas por uma equipe técnica especializada, para orientação e apoio psicossocial.
As famílias cadastradas devem ter disposição afetiva e emocional para acolherem uma criança sem o intuito de adotá-la, já que entre as condicionantes para ser uma família acolhedora é não estar na lista de pretendentes para a adoção. São outros condicionantes para se candidatar a ser uma família acolhedora ser maior de 25 anos, ter uma diferença mínima de 16 anos do acolhido, morar em Piracicaba, sem perspectiva de mudança nos próximos três anos; ser idôneo e com boa saúde física e mental; não possuir no seu núcleo familiar pessoa com problemas psiquiátricos ou dependência de álcool e outras drogas; possuir disponibilidade para participação sistemática do processo de capacitação e seleção, além de outras eventuais atividades no serviço e ter a anuência de todos os membros da família, que deve ser manifestado por documento escrito.
Serviço:
Denominação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora
Quando: 05/05/2018
Horário: 10h
Onde: Sede do Serviço – Rua Coronel João Mendes Pereira de Almeida, 200 – Nova América
Centro de Comunicação Social
Sabrina Rodrigues Bologna: 31076
