Profissionais da Saúde intensificam as ações referente ao tema distribuindo materiais, dando orientação e ofertando uma escuta qualificada

Nos próximos 30 dias, Piracicaba recebe uma série de ações em alusão ao Setembro Amarelo, campanha de prevenção e sensibilização ao suicídio. Desta forma, a Secretaria de Saúde, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), e parceiros abrem a programação com diversas ações pontuais em todas as unidades de saúde para atender cada região da cidade.

O dia 10/09 é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e, conforme explica Vandrea Novello, coordenadora da RAPS, assim como em outros anos, equipes da rede de Saúde Mental e parceiros percorrerão os terminais de ônibus da cidade com objetivo de abordar a importância de cuidar da saúde mental oferecendo escuta e orientações à população. Estas ações serão no dia 12/09, às 14h, quando a equipe do CAPS Infantojuvenil faz panfletagem e escuta na Praça do Terminal Central de Integração (TCI); e no dia 13/09, às 10h, equipe do CAPS II Vila Sônia repete a atividade no Terminal e Ônibus do Vila Sônia, sempre em horário comercial. “Os profissionais da Saúde atuam diretamente com essa demanda e no mês de Setembro intensificam, distribuindo materiais, orientação e uma escuta qualificada. Nos pontos de intervenção falamos de perspectivas futuras, esperança, possibilidades de busca de tratamento e escuta, trabalhando na prevenção do suicídio”, afirma Vandrea.

Outras atividades abertas à população acontecem no dia 12/09, às 20h, quando a Faculdade Anhembi-Morumbi recebe roda de conversa com o tema O cuidado em Saúde Mental nos CAPS, ministrada pela psicóloga Cristiane Florentino Lima, coordenadora do CAPS Infantojuvenil; em 13/09, às 14h, equipes do Consultório na Rua realizam orientação na Praça José Bonifácio, já às 14h30, o CCInter Itapuã recebe palestra com o tema A potência do território na prevenção a vida, com a psicóloga Cristiane Florentino Lima, coordenadora do CAPS Infantojuvenil e Úrsula Grazielle Fontoura, assistente social do CAPS Infantojuvenil.

As atividades seguem no dia 18/09, às 14h, com as equipes do Consultório na Rua fazendo orientação no Centro Pop. O encerramento acontece no dia 27/09, das 9h às 11h, com a 1ª edição do projeto MusicalMente, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central, cujo objetivo principal é levar música enquanto promotora de vida. “É importante destacar que as unidades de saúde da cidade também envolverão suas equipes em atividades localizadas, de acordo com a demanda de sua região. Todas as seis unidades da RAPS prepararam atividades exclusivas especialmente para a população em atendimento”, completou Vandrea.

CVV – Também com sede em Piracicaba, o CVV (Centro de Valorização da Vida) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntaria e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, pelo telefone 188 e online, pelo site www.cvv.org.br onde a conversa pode ser realizada por chat ou e-mail, 24 horas por dia. Na cidade, o CVV atende na rua Ipiranga, 806, no centro, diariamente, das 11h às 23h.

OMS – De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

ONDE BUSCAR AJUDA – A Secretaria Municipal de Saúde oferece seis equipamentos voltados ao cuidado da saúde mental que são porta aberta à população e atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Confira abaixo onde buscar ajuda em caso de sofrimento psicológico.

CAPS II Bela Vista

Atende a população com mais de 18 anos da região leste, sul e central da cidade com transtorno psíquico severo e persistente. Está localizado a rua Bela Vista, 665, Vila Independência. Telefone: (19) 3433-0312 ou 3432-9964.

Ambulatório de Saúde Mental Vila Sônia

Atende a população com mais de 18 anos da região norte com transtorno psíquico severo e persistente. Está localizado à rua Dino Bueno, 565, no Vila Sônia. Telefone: (19) 3415-3343.

Ambulatório de Saúde Mental Vila Cristina

Atende a população com mais de 18 anos da região oeste com transtorno psíquico severo e persistente. Está localizado à rua Dr. Augusto de Barros Penteado, 422, no Jardim Elite. Telefones: (19) 3413-4285 ou 3402-3028.

CAPS-AD

Atende pessoas do município com mais de 18 anos com transtornos decorrente do uso problemático de substâncias psicoativas. Está localizado à avenida Dr. Paulo de Moraes, 1703, na Chácara Nazareth. Telefones: (19) 3411-6520 ou 3426-5044.

CAPS Infantojuvenil

Atende crianças e adolescentes do município com transtornos psíquicos graves. Está localizado à rua XV de Novembro, 2517, no Bairro Alto. Telefone: (19) 3434-4732.

Consultório na Rua

Equipe itinerante. Atende a população em situação de rua que necessitam de intervenção em saúde. Telefone: (19) 3422-7354.