Prefeitura realiza ações de prevenção às ISTs no Carnaval
Equipes do Cedic participam de eventos com orientação, realização e testes rápidos e distribuição de kits de prevenção
O “bloquinho” da equipe do Cedic (Centro de Doenças Infectocontagiosas), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, tem a missão de levar informações que garantam proteção em relação às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) aos principais eventos realizados durante o Carnaval.
As ações de prevenção, que buscam garantir um Carnaval mais seguro e consciente para todos, incluem a distribuição gratuita de kits de prevenção — compostos por preservativos, gel lubrificante e materiais informativos — além de leques, e a realização de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.

A ação de testagem já aconteceu no Engenho Central e no largo dos Pescadores. A próxima está programada para domingo, 15/02, das 14h às 20h, na Arena Monte Alegre. Ao promover estratégias de prevenção, o Carnaval se torna também uma oportunidade para reforçar as ações de saúde pública e ampliar o cuidado com a população.
O vice-prefeito e secretário de Saúde, Dr. Sergio Pacheco, destaca a importância da prevenção para um Carnaval seguro e saudável. “Nosso trabalho é contínuo para levar informação e proteção a toda a população, e no Carnaval não é diferente. Recomendamos que os foliões aproveitem as festas com responsabilidade, cuidem de si e do outro e façam parte dessa corrente de proteção.”
“O Carnaval é um momento de alegria, mas também de cuidado. As ações do Cevisa (Centro de Vigilância em Saúde) reforçam a importância da prevenção às ISTs, com informação, distribuição de insumos e oferta de testes rápidos, ampliando o acesso à saúde e promovendo um Carnaval mais seguro para todos”, destaca a gerente do Cevisa, Carina Baron.
