4ª edição do evento Do Mato ao Prato terá oficina e roda de conversa sobre as PANCs A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), realiza no sábado, 17/09, a quarta edição do projeto Do Mato ao Prato, na Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi), das 9h às 12h. A ação é gratuita e aberta a toda a população. Será disponibilizado um ônibus, também de forma gratuita, para facilitar o acesso dos participantes ao Horto de Tupi (leia abaixo).
O evento terá trilha, oficina e roda de conversa sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais, as chamadas Pancs. Além disso, será feito um plantio simbólico em alusão ao Dia da Árvore, celebrado em 21/09. É solicitado que os participantes levem um lanche para o piquenique comunitário que é sempre realizado ao final do evento.
A ação integra o programa Vem Pro Horto, que é um projeto oferecido pela Sedema, Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Fundação Florestal e OCA/Esalq/USP. Conta ainda com apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), TUPi Transportes, Guarda Civil Municipal e Chácara Brasil.
“O evento Do Mato ao Prato já está consolidado dentro do programa Vem pro Horto. Esta é a quarta edição e vale dizer que, mesmo durante a pandemia, o programa foi realizado de forma virtual. Nesta edição, faremos a Trilha da Biodiversidade, na qual os participantes poderão conhecer in loco as Pancs existentes no Horto, além de uma roda de conversa com direito a troca de receitas elaboradas com essas plantas. Por fim, faremos um plantio de mudas já em comemoração ao Dia da Árvore. O Vem pro Horto é planejado de forma participativa e seu principal objetivo é tornar o Horto de Tupi cada vez mais um espaço educador sustentável”, destaca Giovanni Batista Campos, analista ambiental da Sedema e membro do Comitê Gestor do Horto de Tupi.
ÔNIBUS –Todas as edições do programa Vem Pro Horto contam com ônibus gratuito, por meio do apoio e parceria da Semuttran e TUPi Transportes. Para o dia 17/09, o ônibus sairá da plataforma B03 do Terminal Central de Integração (TCI), às 8h10, e pode ser pego em qualquer ponto de ônibus urbano durante o trajeto. O retorno do Horto será às 12h. O itinerário está disponível no site da Semuttran: g2g.to/qVgE.