O prefeito Barjas Negri promove nesta quarta-feira reunião com representantes das escolas infantis e fundamentais do município, do Estado e particulares, como ainda com universidades e cursinhos, com objetivo foi discutir previamente pauta de mobilização contra a dengue em Piracicaba. Da conversa participarão os secretários municipais Fernando Cardenas (Saúde), Gabriel Ferrato (Educação) e representantes da Diretoria Regional de Ensino. A pauta da reunião foi debateida na semana passada. O grande encontro terá início às 9 horas, no anfiteatro da Prefeitura. O município tem 86 escolas, o Estado mais 64, além das unidades particulares. A proposta é de novamente mobilizar os estudantes para atingir os seus pais na eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, em suas casas. O prefeito quer usar a experiência do ano passado na mobilização da gripe H1N1 para combatê-lo a dengue. A partir desta segunda-feira (25), a Diretoria de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação e o Centro de Comunicação Social começam a convidar os representantes das escolas para a reunião. O secretário Fernando Cárdenas fará a apresentação da proposta de mobilização, que já vem sendo discutido com outras secretarias municipais com acompanhamento do prefeito Barjas Negri. Existem regiões que o índice Breatau é maior e estão merecendo da Secretaria atenção redobrada. “Mas isso – fala o secretário – não significa que outras regiões estão livres do problema”. O secretário Gabriel Ferrato quer que as escolas estaduais, municipais, particulares, universidades e cursinhos desenvolvam ações envolvendo os alunos. Ele sugeriu que, no Dia D de combate à dengue, os estudantes participem de arrastões em frente as suas escolas ou façam a limpeza de recipientes e entulho dos quintais de suas casas.

Barjas Negri destacou que “todos têm que se envolver no combate ao mosquito para evitar, nos próximos meses, a doença”. Com as chuvas constantes e o calor, muita água limpa fica parada, criando ambiente favorável à colocação dos ovos do mosquito da dengue que devem eclodir, em sua maioria, a partir de março.