O prefeito Barjas Negri reuniu-se hoje (28) com os secretários Fernando Cárdenas (Saúde), Ângela Corrêa (Trabalho e Renda) e Arthur Ribeiro (Obras) para discutir a questão das frequentes denúncias de alojamentos coletivos inadequados, que tem ocorrido principalmente por parte de empresas de outros municípios e algumas poucas da cidade que terceirizam seus serviços. A intenção é dar um basta a esta lamentável situação.
Durante a conversa, o prefeito Barjas Negri fez uma análise do problema e pediu que os secretários apresentarem soluções, que garantam alojamentos coletivos adequados e segurança dos trabalhadores. “Não dá mais para aceitar que trabalhadores continuem tendo os seus direitos desrespeitos, morando mal e correndo risco de vida”, falou o prefeito.
Entre as decisões tomadas pelo prefeito e os secretários estão: agendar, a partir desta semana se possível, várias reuniões para discutir o encaminhamento da situação com órgãos internos como: com o Sesmet (Serviço , Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), e também com sindicatos patronal e dos trabalhadores. O secretário Arthur Ribeiro fará também reuniões individuais com empresários para cobrar o fim dos alojamentos inadequados e a garantia de segurança para os trabalhadores das obras.
Paralelamente às reuniões, a Secretaria de Obras pretende endurecer na emissão de licença para o início de construções e também na liberação do Habite-se. O secretário Fernando Cárdenas sugeriu que as conversas sejam por setores, começando por aqueles que têm mais reclamações, como empresas que estão construindo habitações populares na cidade, incluindo os condomínios verticais.
O prefeito Barjas Negri sugeriu que os secretários conversem com representantes da Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal (CEF) alertando para o desrespeito que as algumas construtoras, principalmente as de fora da cidade, com seus trabalhadores. Arthur irá pedir à CEF que, no caso de denúncia, segure o pagamento das empresas, obrigando-as a regularizar a situação com os seus trabalhadores.
A secretária Ângela Corrêa salientou que tem sido produtiva a parceria com a Subdelegacia do Trabalho na fiscalização e autuação das empresas com alojamentos inadequados ou com ambientes de insegurança. Segundo Ângela, este trabalho irá continuar nesta nova empreitada da Prefeitura.