Imagem da avenida Adiel Paes Zamith
Avenida Adiel Paes Zamith, no Santa Rosa, será contemplada no segundo lote de recape asfáltico

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Obras e Zeladoria (Semozel), publicou hoje, 03/08, no Diário Oficial, a nova versão do edital 09/23, que prevê o recapeamento asfáltico em 78 km de trechos de vias do município, em mais de 50 pontos entre ruas e avenidas. Com investimento previsto de quase R$ 100 milhões, os serviços integram o pacote de 200 km de pavimentação anunciado em abril pelo prefeito Luciano Almeida.

A escolha dos locais objetivou priorizar as vias rápidas, arteriais e coletoras, que são consideradas de acesso estratégico para a mobilidade urbana da cidade, e onde há intenso fluxo de veículos. Alguns pontos relevantes da cidade que serão atendidos neste lote estão: rua Angelino Stella, no Jupiá (trecho da avenida dos Peixes até a avenida dos Marins); avenida das Ondas, no bairro Ondinhas (da rua Antonio Pinto Coelho até a avenida Mario Meloto); avenida Adiel Paes Zamith, no Santa Rosa (da rotatória de acesso à avenida Diácono Jair de Oliveira até a rotatória de acesso à avenida Branca de Azevedo); rua do Rosário, na Paulista (trecho da avenida Dr. Paulo de Moraes até a avenida Madre Maria Teodora); e rua Alferes José Caetano, no Centro (da avenida Dr. Paulo de Moraes até a avenida Armando de Salles Oliveira).

Imagem da rua Alferes José Caetano
A rua Alferes José Caetano, no Centro, será recapeada da avenida Dr. Paulo de Moraes até a avenida Armando de Salles Oliveira

O prefeito Luciano Almeida afirmou a necessidade da nova pavimentação para as vias do município. “Assumimos o compromisso de revitalizar a malha asfáltica da cidade, que há 18 anos não recebe projetos de melhorias. Já iniciamos esse projeto grandioso, de recuperar 200 km, divididos em três etapas, e iniciamos duas, uma com recapeamento em concreto, que tem uma durabilidade maior para vias com tráfego pesado, e agora esta licitação que vai atender, com recape asfáltico, vias com tráfego médio e leve. A manutenção dessas vias é fundamental para a cidade, para a qualidade de vida dos piracicabanos”.

Imagem da rua Angelino Stella
No bairro Jupiá, a rua Angelino Stella será recapeada

Os serviços realizados consistem nas etapas de fresagem, tratamentos e recapeamento das vias, sendo que a fresagem consiste na remoção do pavimento antigo, em vias com remendos em mau estado, áreas adjacentes a panelas, áreas com grande concentração de trincas e outros defeitos. Já os serviços de tratamentos e recapeamento asfáltico deverão ser executados conforme as espessuras de CBUQ (asfalto) já definidas pelos projetistas como tráfego leve e tráfego médio, além do trabalho de tratamentos superficiais e profundos que visam a troca da base ou até mesmo sub-base em áreas de deformidades extremas.

A empresa contratada também será responsável por toda a sinalização e segurança da obra, devendo apresentar projeto de desvio de trânsito local, com prováveis rotas de desvio, e sinalização vertical a ser implantada, além do projeto de implantação de sinalização horizontal para rotas de desvio, caso necessário. Além disso, a empresa vencedora deverá manter quatro equipes simultaneamente em execução nas vias, conforme as ordens de serviços emitidas pela Semozel.

Imagem da rua do Rosário
Importante via de acesso, a rua do Rosário será recapeada no trecho que fica no bairro Paulista

A licitação completa pode ser acessada na área de Editais, no portal da Prefeitura (https://piracicaba.sp.gov.br). As empresas interessadas devem apresentar as propostas até as 13h30 do dia 06/09. O critério de julgamento da proposta é por menor valor e o prazo de contrato é de um ano, a contar da data de emissão da Ordem de Serviço, podendo ser prorrogado.

Imagem da avenida das Ondas
Outra avenida que receberá os serviços de recape, será a avenida das Ondas, no bairro Ondas

SEGUNDO LOTE
 – Este é o segundo lote de obras de pavimentação; o primeiro vai contemplar cerca de 45 km de vias, em mais de 30 pontos de avenidas e ruas que receberão recape em concreto, por terem, principalmente, tráfego de veículos pesados. Neste lote, o investimento é de cerca de R$ 98 milhões. Ainda há um terceiro lote a ser licitado, que deve incluir mais 80 km da malha asfáltica do município.