O PLC (Projeto de Lei Complementar) que dispõe sobre a regularização de edificações irregulares no município foi publicado hoje, terça-feira, 28/11, no Diário Oficial do Município. Agora, o PL segue para aprovação na Câmara de Piracicaba.

No último dia 14, a Prefeitura, por meio da Semuhget (Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial), realizou no anfiteatro do Centro Cívico audiência pública para discutir junto da sociedade a minuta de Projeto (piracicaba.sp.gov.br/publicacoes/minuta-de-projeto-de-lei-complementar-sobre-regularizacao/.) Na ocasião, cerca de 35 pessoas estiveram presentes.

diversas pessoas sentadas em auditório, olhando para telão com informações apresentadas por uma mulher em pé
Prefeitura realizou neste mês audiência pública para discutir junto da sociedade a minuta de Projeto

É considerada edificação irregular aquela que foi construída sem atender a legislação vigente, que determina os índices urbanísticos, ou seja, as regras a serem seguidas quando se faz um projeto e uma construção. Esses índices determinam os recuos laterais e frontais, quanto do terreno pode ser ocupado com a construção, números de vagas para veículos, dentre outros.

Segundo a titular da Semuhget, Andrea Ribeiro Gomes, a solicitação de uma lei sobre a regularização de edificações irregulares é recorrente de munícipes e engenheiros. “É muito importante que as construções estejam regularizadas, principalmente para a necessidade de uma partilha, para financiamentos para compras, para emissão de alvarás de funcionamento em comércios ou indústrias e também averbação da construção na matrícula do imóvel”, explicou Andrea.

O PL prevê as condições que deverão ser observadas para a regularização das edificações e dentre as mais importantes estão as de que as construções não estejam em parcelamentos clandestinos ou irregulares, invadam áreas de vizinhos ou áreas públicas e não estejam respeitando as normas de uso e ocupação vigente. Para a regularização, o interessado deverá contratar engenheiro civil ou arquiteto para elaboração do projeto específico.