A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semozel (Secretaria de Obras e Zeladoria), abriu licitação para revitalização e modernização total da praça José Bonifácio, localizada no Centro. O edital completo, 33/2024, pode ser acessado na área Editais, no portal da Prefeitura (https://piracicaba.sp.gov.br); o início da fase de lances será dia 13/09, às 14h. A proposta de requalificação da praça José Bonifácio vem para atender a demanda e incremento dos serviços de lazer e comércio na região.
As obras visam ampliar e enaltecer o acesso turístico no município, bem como favorecer a ocupação habitacional da área central. A proposta está alinhada ao Masterplan, um estudo da região, incluindo pontos estratégicos, desenvolvido em parceria entre a Prefeitura, Acipi, Danpower, ElringKlinger, Pacaembu e Velvet (Jottapar).
A intenção, segundo o Executivo, é tornar a praça um espaço pulsante, reorganizando os usos e implantando atrações atualizadas que tragam público diversificado, garantindo, assim, a ocupação da praça central em diferentes horários e dias da semana, já que o estudo notou que o local tem constante fluxo de pessoas durante a semana, mas que diminui aos sábados e domingos.
O projeto de modernização considera uma área total de 55.835 metros quadrados e foi desenvolvido após estudo que avaliou as condições gerais de mobilidade, como infraestrutura para pedestres, ciclistas, transporte coletivo e individual e fluxo de trânsito. Também contou com um estudo ambiental das árvores que estão no espaço, considerando graus alto e médio das que possuem algum risco de queda e, por isso precisam ser suprimidas, além das árvores de pequeno porte que podem ser remanejadas e replantadas em outra parte da praça. Árvores de grande porte que estão sadias foram consideradas no projeto e não sofrerão alteração nenhuma.
As propostas são de revitalização total da área, com abertura da rua Moraes Barros em frente à Catedral de Santo Antônio, alongamento da praça José Bonifácio e elevação do piso na rua Boa Morte, ampliação das vagas de estacionamento, criação de corredor gastronômico e comercial, instalação de espaços dedicados ao lazer e esporte, criação de ambiente direcionado a eventos, remodelação dos canteiros e berços das árvores e modernização dos equipamentos estruturais, como bancos e iluminação.
O projeto também prevê adequações de acessibilidade, como instalação de piso tátil de alerta perceptível para pessoas com deficiência visual e sanitários com barras de apoio nas paredes e nas portas.
O valor de investimento previsto é de R$ 9.931.532,82, com critério de julgamento de menor preço global. O prazo contratual com a empresa vencedora é de um ano, contados a partir da data de emissão da Ordem de Serviço.