Foi encaminhado hoje (30) o projeto da Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Município de Piracicaba, para o exercício financeiro de 2012. A LDO tem a finalidade de orientar a elaboração dos orçamentos fiscal e da seguridade social e de investimento do Município, compreendendo as metas e prioridades da administração pública, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente e a orientação para a elaboração da LOA 2012. A projeção das receitas e despesas do Município para 2012 é de R$ 969.702.400,00, com crescimento de 8,9% sobre a LOA (Lei Orçamentária Anual de 2011), que era de R$ 890.673.708,00. A elevação da projeção se deve às alterações na expectativa de crescimento do PIB e da inflação, além do comportamento da economia local e seus reflexos sobre a arrecadação municipal. O Orçamento Global do Município é composto por órgãos da Administração Direta e Indireta, sendo que na Administração Direta estão incluídos a Câmara Municipal, a Procuradoria Geral, a Guarda Civil e as Secretarias Municipais. Já na Administração Indireta estão incluídos o Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba, a Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba, o Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba, o Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Piracicaba e a Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba. A projeção da LDO para os órgãos da administração direta e indireta para 2012 está distribuída em 482 ações e está composto da seguinte maneira:

MUNICÍPIO DE PIRACICABA
LOA 2012 – PARTICIPAÇÃO %
ÓRGÃO LDO 2012 %
Secretaria de Saúde 229.137.391,00 30,0
Secretaria de Educação 189.295.900,00 24,8
SEDEMA 56.488.125,00 7,4
Secretaria de Finanças 44.390.000,00 5,8
Secretaria de Obras 40.818.913,00 5,3
SEMDES 25.853.211,00 3,4
Guarda Civil 24.867.000,00 3,3
Câmara de Vereadores 23.116.400,00 3,0
SEMUTTRAN 21.445.000,00 2,8
Secretaria de Administração 20.064.230,00 2,6
Procuradoria Geral 14.543.000,00 1,9
SELAM 14.241.000,00 1,9
SEMA 12.677.000,00 1,7
SEMAC 11.112.500,00 1,5
SEMDEC 10.869.000,00 1,4
SEMUTRI 10.305.000,00 1,3
SETUR 5.454.000,00 0,7
Secretaria de Governo 5.394.500,00 0,7
SEMTRE 3.830.000,00 0,5
TOTAL ADMINISTRAÇÃO DIRETA → 763.902.170,00 78,8
SEMAE 97.978.230,00 10,1
IPASP 58.047.000,00 6,0
FUMEP 25.100.000,00 2,6
EMDHAP 23.325.000,00 2,4
IPPLAP 1.350.000,00 0,1
TOTAL ADMINISTRAÇÃO INDIRETA → 205.800.230,00 21,2
TOTAL GERAL DO MUNICÍPIO → 969.702.400,00 100,0