A Prefeitura de Piracicaba encaminhou hoje (18) contraproposta à pauta de reivindicações do Sindicato dos Servidores Públicos. No ofício, assinado pelo prefeito Barjas Negri, está proposto o reajuste que varia de 9% a 14,98% de acordo com a referência salarial, a partir de 1.º de março, além de atender outras cláusulas sociais e econômicas.
A proposta salarial é a recomposição da inflação (6,17%), aumento real de 2% e um valor fixo de R$ 50,00 a ser incorporado imediatamente aos vencimentos. Com isso, o menor reajuste será de 9% e o maior, 14,98%. Portanto, a Prefeitura reajustará todos os salários acima da inflação acumulada nos últimos 12 meses. Cerca de 85% dos 6.272 servidores ativos, 5.328 terão reajuste salarial superior a 11%, reivindicado na proposta do Sindicato, e que vai até 14,98%.
Além da proposta econômica para os salários, o prefeito Barjas Negri atendeu a 4 reivindicações referendadas pelos vereadores da base de apoio ao governo municipal. Barjas explicou que, em reunião com o presidente da Câmara, João Manoel dos Santos e o líder do governo, José Aparecido Longatto, os vereadores pediram que neste ano todos os servidores tivessem aumento real. A Prefeitura atendeu ao pedido.
Outras reivindicações do Sindicato que tiveram apoio dos vereadores da base é a ampliação do adicional do Regime Especial de Trabalho (RET) para todos os guardas municipais. Em junho deste ano, a proposta é passar para 35% do salário base e, em julho de 2.012, será 40%. Entre as cláusulas sociais estão a alteração da jornada de trabalho dos agentes de trânsito (amarelinhos), de 12 para 36 horas e a licença maternidade, de 4 para 6 meses.
A contraproposta da Prefeitura, com todos os pontos da pauta de reivindicações está no ofício encaminhado hoje no final da tarde à diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais.