A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Indústria e Comércio (Semic), propôs protocolo de intenções entre o município e a cidade de Seongnam, na tarde de hoje (22). “São cinco frentes para dar continuidade a relação destas cidades-irmãs”, disse Luciano Almeida, secretário da Indústria e Comércio.
O protocolo contempla as áreas de negócios, administração pública, política, cultura/eventos e educação. Segundo Almeida, a Prefeitura vai encaminhar documento oficial para saber como a cidade-irmã trabalha com as questões levantadas pelas secretarias municipais. “Seongnam também vai encaminhar perguntas para o nosso município responder”, esclareceu.
Os coreanos informaram que há muitos pontos diferentes entre as cidades, como na questão de segurança – lá o município não tem efetivo de guarda, além do tratamento de jovens entre 12 e 18 anos que cometem algum delito, cuja competência de âmbito maior.
Luciano Almeida entregou a Minuto do Protocolo de Intenções e a Lei 2.721/85, que classifica a cidade de Seongnam, da república da Coréia, como cidade-irmã de Piracicaba. A delegação ainda propôs intercâmbio cultural e de funcionários públicos.
A delegação de coreanos, composta por três funcionários municipais, dois membros da assembléia e três representantes do setor econômico, chegou em Piracicaba ontem (21) e foi recebida pelo prefeito Barjas Negri e secretários municipais. Eles partiram para a cidade de São Paulo, onde ficam até sábado (24), quando retornam à Coréia.