Melhorar o acesso às comunidades rurais e conservar as estradas vicinais são as premissas que o município de Piracicaba quer adotar para oferecer condições seguras para o escoamento da produção agrícola. E para manter os 2.600 quilômetros de estradas e as 147 pontes que ligam 127 bairros em ordem, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), propôs em encontro realizado ontem, 30/06, uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada. O objetivo é criar um comitê com essa finalidade.
A reunião, com representantes da Prefeitura, de usinas de cana-de-açúcar e de empresas que utilizam constantemente as estradas rurais, aconteceu no anfiteatro da Sema e foi intermediada pelo vereador João Manoel do Santos.
Segundo o secretário da Sema, Waldemar Gimenez, manter as estradas rurais em condições adequadas, principalmente em períodos de colheita, é uma determinação do prefeito Gabriel Ferrato. "Fazemos a manutenção de forma ininterrupta, pois o nosso objetivo é manter as estradas em boas condições para o fluxo da safra. Porém, há dificuldades para atender a todas as solicitações de forma rápida", disse Gimenez. De acordo com o secretário, o desgaste é ocasionado pelo intenso tráfego, principalmente de treminhões.
Para Gimenez, por meio do comitê será possível viabilizar recursos para a melhoria dessas estradas. "A receptividade dos participantes em torno da formação do comitê foi positiva, pois todos sofrem com os problemas. Unindo forças e recursos poderemos ter resultados melhores".
Representantes da Raízen acreditam que o comitê ganha mais força com a parceria público-privada, por meio da qual é possível priorizar os pontos mais críticos das estradas e solucionar os problemas de forma mais rápída, como buracos e trechos com poeira que afetam residências, além de buscar verbas junto às esferas estadual e federal.
A reunião teve ainda as participações de Getúlio Macedo, da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) e representantes das empresas Suzano Papel e Celulose; Usina Iracema e SM Consultoria e Fundação Educacional e Cultural do Meio Ambiente (Fecuma).
PRIORIDADE – A atual Administração, apesar dos recursos reduzidos tendo em face a atual situação econômica que atravessa o país, tem se empenhado para melhorar a qualidade das estradas rurais.
Uma das medidas nesse sentido foi a aprovação do projeto de Lei 111/2016, encaminhado pelo prefeito Gabriel Ferrato, autorizando o município a receber R$ 276.936,42 para serem investidos na recuperação de 32,29 km de estradas rurais, que beneficiarão estradas como a Paredão Vermelho; Piracicaba-Anhembi e a que liga a ponte de ferro de Ártemis ao bairro Congonhal.
O Governo Municipal também executa serviços de melhoria na estrada PIR-260, que liga Piracicaba ao distrito de Anhumas. Os serviços foram executados em trecho próximo ao bairro São Joaquim e consistem em drenagem, troca de solo (retirada de borrachudos), compactação e aplicação de camada de asfalto. A recuperação será feita em toda a extensão da via.