A Prefeitura de Piracicaba por meio da Sedema promoveu na última sexta-feira, (23), visita ao CTR – Central de Tratamento de Resíduos no Ecoparque. Participaram da ação o vereador Aldiza Vieira Marques (PPS) e assessores, representantes do Departamento do Meio Ambiente da prefeitura de Conchal/SP e equipe da prefeitura de Rezende/RJ. A comitiva foi acompanhada pelos técnicos da Sedema, Thiago Angeleli, Giovanni Batista de Campos e Carlos Ambrosano.
Durante a apresentação a assessora da Comunicação Social da empresa, Andrea Muniz, apresentou a unidade, o processo de substituição dos aterros, os serviços de varrição manual e mecanizada, coleta e transporte de resíduos, as etapas de tratamento e compostagem e aproveitamento dos resíduos orgânicos e inorgânicos, práticas locais para o descarte correto de vários tipos de resíduos que a cidade tem de forma sistemática, no caso de lâmpadas, pneus, pilhas e baterias.
O Centro de Tratamento de Resíduos trata cerca de 400 toneladas/dia de resíduos residenciais. Entre os meses de janeiro até maio foram processados 49.001,51 toneladas, sendo resíduo úmido 29.432,78 ton (43,74%), passível de reciclagem: 904,18 ton (1,85%), resíduo seco 26.451,44 ton (53,98%) e rejeito: 213,14 ton (0,43%)
A Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano, responsável pela Câmara Técnica do aglomerado urbano, estuda a possibilidade de todos os 23 municípios que compõe Aglomeração Urbana Piracicaba possa utilizar o sistema.
Construído por meio da PPP (Parceria Público Privada) pela Piracicaba Ambiental, o CTR iniciou as atividades em março/2015. Está localizado em área de 600 mil metros quadrados, denominado Ecoparque, às margens da Rodovia Laercio Corte (SP 147) entre as cidades de Piracicaba e Iracemápolis.