Portal do Município de Piracicaba

Prefeitura promove Vem pro Horto com foco em agroecologia e abelhas

Atividade no Horto de Tupi terá mesa-redonda, oficinas e feira agroecológica com produtores locais

Por CCS / Publicado em 08/10/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.
A menina de vestido vermelho com estampa de flamingos e frutas está observando colmeias. Ela usa chinelos azuis e está em pé ao lado de um banco vermelho. Há várias colmeias de madeira em exposição, algumas com visores de vidro que permitem ver o interior. O ambiente parece ser ao ar livre, com árvores e vegetação ao fundo.
Prefeitura promove Vem pro Horto com foco em agroecologia e abelhas

A Prefeitura de Piracicaba, por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, realiza na sexta-feira, 11/10, das 9h às 12h, mais uma edição do programa Vem pro Horto, com o tema A Agroecologia e as Abelhas. A iniciativa é realizada em parceria com o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), o Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/Esalq-USP) e a Fundação Florestal (FF).

A programação inclui uma mesa-redonda sobre experiências de horta e produção agroecológica, brigadas agroecológicas e sobre as abelhas no Brasil, com a participação de Luana Henrique Nunes (Casa do Hip Hop), Fábio Kfouri Brasil (Chácara Brasil), João Marcelo Elias (Fundação Florestal) e Julio Pupim e Adriana Tiba (Projeto Abelhas do Brasil).

A imagem mostra uma visão aérea de uma colmeia de abelhas sem ferrão, possivelmente de Jataí. As abelhas construíram favos de mel e áreas de armazenamento de pólen em um recipiente retangular transparente, que parece ser uma caixa de observação. No centro da imagem, um grande favo de mel hexagonal é visível, com muitas abelhas trabalhando nele. Ao redor do favo, há estruturas irregulares de cera e resina, que são características das colmeias de abelhas sem ferrão. Essas estruturas podem ser potes de mel, potes de pólen ou ninhos de cria. Em duas pequenas tigelas brancas de plástico, dispostas na parte inferior esquerda da colmeia, há evidências de atividade das abelhas. Uma tigela contém um líquido claro, possivelmente água ou néctar, e uma abelha está pousada em sua borda. A outra tigela parece conter uma substância marrom, que pode ser pólen ou propólis. A iluminação na imagem é um pouco escura, o que realça as texturas e os detalhes da construção da colmeia. A presença das abelhas, os favos e as estruturas de armazenamento indicam uma colônia ativa e saudável.
Atividade no Horto de Tupi terá mesa-redonda, oficinas e feira agroecológica com produtores locais

Durante a manhã, o público poderá participar de oficinas e atividades interativas, entre elas: yoga com Sílvia Onofre; plantas medicinais com Pajé Rosivaldo Santos; roda de conversa sobre abelhas nativas com Valter José de Almeida e Francisco Correa Bueno; oficina de Libras com a equipe da Assupira; e a oficina Vida no Solo, com Felipe Brancalion Giacomelli.

Às 10h30, acontece ainda uma Feira Agroecológica, promovida pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, com a participação de produtores locais.

O Vem pro Horto é um programa de educação ambiental e cultural, que também incentiva o cuidado com a saúde e o bem-estar, aproximando a comunidade do Horto de Tupi e valorizando práticas sustentáveis. Toda a programação é construída de forma colaborativa, envolvendo instituições parceiras e diversos setores da sociedade.

O evento é gratuito e aberto ao público. O Horto de Tupi fica localizado na rodovia Luiz de Queiroz (SP 304), km 149, Estrada Rissieri Furlan, s/n, bairro Tupi.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.