Portal do Município de Piracicaba

Prefeitura promove formação para professores de Educação Física com foco em inclusão de estudantes autistas

Capacitação reuniu 47 docentes da rede municipal em dois encontros para discutir práticas pedagógicas baseadas em evidências científicas

Por CCS / Publicado em 01/10/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.
A imagem mostra uma sala de aula com um professor em pé, de frente para uma turma de alunos sentados. O professor, vestindo uma camisa preta e calça jeans, está em frente a um quadro verde e um projetor que exibe uma tela branca. Os alunos estão sentados em carteiras, a maioria deles prestando atenção ao professor. A sala parece ser um ambiente acadêmico, com iluminação fluorescente no teto e janelas nas paredes. Há ventiladores de teto e ar condicionado nas paredes. A disposição das carteiras sugere que a aula pode ser interativa, com os alunos dispostos em um semicírculo.
Capacitação reuniu 47 docentes da rede municipal em dois encontros para discutir práticas pedagógicas baseadas em evidências científicas

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, realizou nos dias 23/07, no Sest/Senat, e 30/09, na Fumep, uma formação voltada a professores de Educação Física da rede municipal, com o tema Educação Física e Esporte para Estudantes com Autismo.
O objetivo foi disseminar conhecimento científico sobre práticas pedagógicas inclusivas e qualificar os profissionais para atender estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Durante os dois encontros, os professores tiveram a oportunidade de refletir sobre estratégias de ensino inclusivas baseadas em evidências científicas, compreender as características do TEA, discutir aspectos do comportamento motor e elaborar planos de aula adaptados às necessidades dos estudantes com autismo. Ao todo, 47 professores de educação física que atuam em escolas do Ensino Fundamental receberam a capacitação.
“Para nós, da educação física, é extremamente gratificante contar com a parceria do Comitê Paralímpico novamente. Formações em serviço como essa qualificam e fortalecem a prática docente ao oferecer conhecimento atualizado e fundamentado em evidências. As aulas de Educação Física, são ambientes ricos em estimulação motora, sensorial e cognitiva, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento e a qualidade de vida de todos os estudantes, especialmente daqueles com autismo”, explicou Barbara Blanco, formadora em educação física da Pasta.

A imagem mostra uma sala de aula onde dois professores estão em pé em frente a um quadro verde e a um projetor. A mulher à esquerda veste uma blusa azul escura e calças combinando, enquanto o homem à direita usa uma camisa polo cinza e jeans. O projetor exibe uma apresentação com o título "Aluno TEA: Lucas" e várias imagens. O quadro verde está em branco, sugerindo que a aula está prestes a começar ou terminou. O chão da sala é de concreto e há um interruptor de luz na parede branca atrás dos professores.
Barbara Blanco e André Schliemann

As atividades foram conduzidas pelo professor André Schliemann, doutor em educação física da Unicamp e que atua na área da educação física Adaptada com programas voltados à aquisição e ao desenvolvimento de habilidades motoras, com ênfase em crianças diagnosticadas com TEA.

“É uma satisfação estar entre professores de educação física. De junho a setembro estive em diversos lugares do Brasil, a convite do Comitê Paralímpico, levando esse tema da Educação Física escolar específica para alunos com autismo. E isso é muito relevante porque a escola é um dos principais locais onde essas crianças encontram apoio para se desenvolverem”, ressaltou Schliemann.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.