Prefeitura promove amanhã, 14/08, processo de adoção de 14 equídeos do Disk Animais
Animais são todos provenientes de ocorrências de maus-tratos

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Divisão de Proteção Animal da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, realiza amanhã, 14/08, o processo de adoção de 14 equídeos resgatados pelo serviço Disk Animais. Ao todo, 59 prováveis adotantes devem participar da seleção. Todos os animais disponíveis foram resgatados de situações de maus-tratos.
A escolha dos adotantes é feita a partir de um questionário, aplicado presencialmente, elaborado pelos técnicos da Divisão, com base nas cinco liberdades do bem-estar animal: livre de fome e sede; livre de desconforto; livre de dor, lesões e doenças; livre para expressar comportamento natural; e livre de medo e estresse. Podem adotar apenas maiores de 18 anos.

O Disk Animais é um serviço da Prefeitura desenvolvido em parceria com a Guarda Civil, responsável por atender denúncias de maus-tratos e recolher médios e grandes animais — como caprinos, ovinos, suínos, bovinos e equídeos — abandonados ou soltos de forma irregular em vias públicas, rodovias e áreas verdes.
Após o recolhimento, os animais passam por avaliação veterinária e recebem os cuidados necessários. Caso o dono não se manifeste no prazo de dez dias, os animais são liberados para adoção, desde que o futuro lar ofereça condições adequadas ao seu bem-estar.
Interessados em conhecer os animais e iniciar o processo de adoção devem agendar visita pelo telefone/WhatsApp (19) 3434-3888, da Divisão de Proteção Animal.

Denúncias de abandono ou maus-tratos podem ser feitas ao Pelotão Ambiental, pelo telefone (19) 3422-0200.
Mais informações sobre o processo de adoção e sobre o trabalho do Disk Animais estão disponíveis no link: https://piracicaba.sp.gov.br/servicos/doacao-de-animais-pelo-disk-animais-exceto-bovinos/.
