A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e a Rede de Atendimento e Proteção às Mulheres do Município de Piracicaba, promove ações referentes aos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. A programação, gratuita e aberta a toda a população, contará com a abertura oficial no dia 19/11, às 14h30, na Câmara Municipal, com homenagens às mulheres atuantes na luta contra a violência e exposição de fotos com mensagens bordadas pelas atendidas no Cram (Centro de Referência de Atendimento à Mulher).
O objetivo das ações é conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres em todo o mundo. Trata-se de uma mobilização anual, empreendida por diversos atores da sociedade civil e do poder público.
No dia 22/11, às 14h, na sede do Cram, haverá oficina musical com o grupo SouElas para as usuárias do serviço. No dia 25, às 17h, em frente à Estação da Paulista, acontecerá ação educativa com bloqueio da Polícia Militar e Patrulha Maria da Penha para orientação e conscientização da equipe do Cram.
No dia 26, às 19h30, o Cram estará no Conseg do bairro Santa Terezinha para apresentação do serviço e orientação sobre violência doméstica; no dia 27, às 10h, encontro do grupo de mulheres no Caps AD e whorkshop com o Conselho Municipal da Mulher, no Simespi, às 18h.
Já no dia 04/12, às 19h, haverá exibição do documentário O Silêncio dos Homens, na praça José Bonifácio. E para encerrar a programação de atividades, Mulher em Situação de Vulnerabilidade e Uso de Substâncias Psicoativas: Desmontando estigmas e colhendo sonhos será o tema da palestra ministrada por Fernanda Almeida, no dia 05/12, às 14h.
Para Lígia Maria, superintendente do Desenvolvimento Social, as ações programadas visam propor medidas de prevenção e combate à violência, além de ampliar os espaços de debate com a sociedade. “Neste período, as ações devem mobilizar e empoderar a população, promovendo discussões e informando sobre os direitos das mulheres e os recursos disponíveis para enfrentar situações de violência”, explica.
Os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher em Piracicaba ocorre em paralelo aos 16 Dias de Ativismo, realizados mundialmente, buscando conscientizar a população sobre as múltiplas formas de violência sofridas por meninas e mulheres, destacando a vulnerabilidade específica da mulher negra. A campanha dos 21 dias ocorre de 20/11 – Dia da Consciência Negra a 10/12 – Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A Rede de Atendimento e Proteção às Mulheres do Município de Piracicaba é o conjunto de órgãos, instituições e entidades que prestam atendimento à mulher em situação de violência, envolvendo serviços municipais, estaduais e federais, do Executivo, Legislativo e Judiciário. Sua coordenação é de responsabilidade do Cram, Superintendência de Desenvolvimento Social da Smads, Conselho Municipal da Mulher e Procuradoria Especial da Mulher, da Câmara Municipal de Piracicaba.
Programação da ação 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher
19/11 – 14h30 – Câmara Municipal
Abertura oficial da campanha
Homenagens às mulheres atuantes na luta contra a violência
Exposição de fotos com mensagens bordadas pelas atendidas do CRAM.
Endereço: Rua Alferes José Caetano, 834
22/11 – 14h – CRAM
Oficina musical com o grupo SouElas
Evento restrito às usuárias do CRAM
Endereço: Rua R. Cel. João Mendes Pereira de Almeida, 230
25/11 – 17h – Em frente à Estação da Paulista
Ação educativa com bloqueio de orientação e conscientização
CRAM, Polícia Militar e Patrulha Maria da Penha
Endereço: Avenida Dr. Paulo de Moraes, 1580
26/11 – 19h30 – Conseg Santa Terezinha
Apresentação do CRAM
Endereço: Rua Alcindo Blumer, 100 – Artemis.
27/11 – 10h – CAPS AD
Encontro com as mulheres atendidas pelo Caps AD com a participação do CRAM
Endereço: Avenida Dr. Paulo de Moraes, 1703
27/11 – 18h – Simespi
Workshop: Participação Social e o enfrentamento à violência contra as mulheres
Prefeitura Municipal, Conselho Municipal da Mulher e Simespi
Endereço: Rua Samuel Neves, 1601
4/12 – 19h – Praça José Bonifácio
Exibição do documentário O Silêncio dos Homens
Evento voltado para homens em situação de rua.
Endereço: Praça José Bonifácio
5/12 – 14h – Secretaria Municipal de Educação
Palestra Mulher em Situação de Vulnerabilidade e Uso de Substâncias Psicoativas: Desmontando estigmas e colhendo sonhos, com Fernanda Almeida.
Endereço: Rua Cristiano Cleopath, 190