Portal do Município de Piracicaba

Prefeitura promove ações alusivas ao Dia Nacional da População em Situação de Rua

Ação reuniu serviços da assistência social e da saúde em apoio à população em situação de rua do município

Por CCS / Publicado em 20/08/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, realizou hoje (19/08) o 3º Rede em Ação Pop Rua – Uma Luta na Contramão da Invisibilidade, em alusão ao Dia Nacional da População em Situação de Rua. A atividade aconteceu no Centro Pop, no Jardim Califórnia, das 9h às 12h.

A imagem mostra um grupo de oito pessoas ajoelhadas em frente a um mural colorido. O mural apresenta um grande retrato de uma pessoa negra com cabelo afro, cercado por faixas onduladas de cores vibrantes, incluindo vermelho, laranja, amarelo e roxo. À esquerda do mural, há uma inscrição em letras roxas que diz "+ Colaboradores: Diego GUILHERME VANIA EVEN GROUP ELISA DARI R. - 202". No centro, a inscrição "de UM PO" aparece em preto, e mais à direita, lê-se "FAZ PAZ" em preto. Na parte inferior direita do mural, está escrito "ARTISTA: Alice LiiMA DORA". As oito pessoas, compostas por quatro homens e quatro mulheres, estão vestidas casualmente e sorriem para a câmera. A maioria delas está ajoelhada no chão, enquanto uma mulher no centro, vestindo um vestido amarelo, está em uma posição mais baixa, quase agachada. A iluminação sugere que a foto foi tirada durante o dia, com o sol iluminando a cena. O fundo é uma parede de concreto texturizado, com alguns fios e uma grade visíveis no lado direito.
A oficina de grafite prestou homenagem a Paulo Francisco Camargo, que foi uma pessoa em situação de rua e faleceu em junho

A programação começou com um café da manhã de acolhimento, seguido por oficinas simultâneas, entre elas: oficina de beleza, oficina Prevenção na Quebrada, grafite com o Consultório na Rua e orientações sobre o Centro de Atenção Psicossocial. Também foram feitos agendamentos para o Cadastro Único.

De acordo com Gisele Rosolén, coordenadora do Centro Pop, a iniciativa busca ampliar o acesso da população em situação de rua a serviços e informações. “São atividades socioeducativas, com objetivo de orientar sobre saúde, assistência social e garantir direitos”, afirmou.

A oficina de grafite prestou homenagem a Paulo Francisco Camargo, 41 anos, que foi uma pessoa em situação de rua e faleceu em 25/06 em uma área próxima à Rua do Porto. O desenho com seu rosto foi feito no muro do Centro Pop pela artista Alice Lima.

Usuário dos serviços de acolhimento da assistência social, Oséas dos Santos Couto, 52 anos, destacou a importância da ação. “É um dia importante porque as pessoas precisam saber que merecemos dignidade. Cada um aqui tem uma história, que muitas vezes não é ouvida”, disse. Ele também agradeceu a equipe da assistência pelo cuidado e atenção.

A imagem mostra um homem de meia-idade, com cabelos grisalhos e pele clara, olhando diretamente para a câmera. Ele está vestindo uma camiseta verde-oliva de gola V. Ao fundo, há uma grande obra de arte vibrante em estilo graffiti, dominada por cores como rosa, amarelo, azul e verde. A pintura parece representar um olho estilizado e várias palavras em letras grandes e coloridas, incluindo "HIP HOP" e "VALOR". A obra de arte está apoiada contra uma parede verde clara. O lado direito da imagem mostra parte de uma janela e o canto de uma sala.
Oséas dos Santos Couto é usuário dos serviços de acolhimento da assistência social e elogiou a ação

O evento contou com apoio do Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde, da Guarda Civil Municipal, do Cadastro Único, do projeto Prevenção na Quebrada, do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), do Cram (Centro de Referência de Atendimento à Mulher), do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), da Casa de Passagem e do Núcleo de Apoio Social Novos Caminhos (NAS).

MOVIMENTO NACIONAL – O Dia Nacional da População em Situação de Rua faz referência ao massacre ocorrido entre os dias 19 e 22 de agosto de 2004, na Praça da Sé, em São Paulo, que vitimou sete pessoas e deixou outras oito feridas. O episódio deu origem ao Movimento Nacional da População de Rua, que luta por moradia, trabalho, educação, saúde e outros direitos fundamentais.

Um grupo de aproximadamente 30 pessoas está posando para uma foto ao ar livre. Elas estão em pé e agachadas em frente a um prédio com telhado de telhas, sob uma tenda branca decorada com bandeirinhas triangulares coloridas. Um banner com texto e logotipos é visível atrás do grupo. As pessoas estão vestidas de forma casual, e algumas usam cordões com crachás de identificação. A atmosfera geral parece ser de um encontro ou evento comunitário.
As equipes das Secretarias de Saúde e Assistência, Desenvolvimento Social e Família, durante as ações realizadas no Centro Pop

Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.