Prefeitura promove ações alusivas ao Dia Nacional da População em Situação de Rua
Ação reuniu serviços da assistência social e da saúde em apoio à população em situação de rua do município
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, realizou hoje (19/08) o 3º Rede em Ação Pop Rua – Uma Luta na Contramão da Invisibilidade, em alusão ao Dia Nacional da População em Situação de Rua. A atividade aconteceu no Centro Pop, no Jardim Califórnia, das 9h às 12h.

A programação começou com um café da manhã de acolhimento, seguido por oficinas simultâneas, entre elas: oficina de beleza, oficina Prevenção na Quebrada, grafite com o Consultório na Rua e orientações sobre o Centro de Atenção Psicossocial. Também foram feitos agendamentos para o Cadastro Único.
De acordo com Gisele Rosolén, coordenadora do Centro Pop, a iniciativa busca ampliar o acesso da população em situação de rua a serviços e informações. “São atividades socioeducativas, com objetivo de orientar sobre saúde, assistência social e garantir direitos”, afirmou.
A oficina de grafite prestou homenagem a Paulo Francisco Camargo, 41 anos, que foi uma pessoa em situação de rua e faleceu em 25/06 em uma área próxima à Rua do Porto. O desenho com seu rosto foi feito no muro do Centro Pop pela artista Alice Lima.
Usuário dos serviços de acolhimento da assistência social, Oséas dos Santos Couto, 52 anos, destacou a importância da ação. “É um dia importante porque as pessoas precisam saber que merecemos dignidade. Cada um aqui tem uma história, que muitas vezes não é ouvida”, disse. Ele também agradeceu a equipe da assistência pelo cuidado e atenção.

O evento contou com apoio do Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde, da Guarda Civil Municipal, do Cadastro Único, do projeto Prevenção na Quebrada, do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), do Cram (Centro de Referência de Atendimento à Mulher), do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), da Casa de Passagem e do Núcleo de Apoio Social Novos Caminhos (NAS).
MOVIMENTO NACIONAL – O Dia Nacional da População em Situação de Rua faz referência ao massacre ocorrido entre os dias 19 e 22 de agosto de 2004, na Praça da Sé, em São Paulo, que vitimou sete pessoas e deixou outras oito feridas. O episódio deu origem ao Movimento Nacional da População de Rua, que luta por moradia, trabalho, educação, saúde e outros direitos fundamentais.

