Prefeitura prevê melhorias no aeroporto municipal
Após a municipalização do aeroporto Comendador Pedro Morganti, efetivada em março de 2013, várias ações foram tomadas pela Prefeitura de Piracicaba para regularizar e melhorar o espaço, visando sempre a qualidade dos serviços públicos prestados à população.
“Já foram efetuados corte e manutenção do mato alto, aquisição de equipamentos básicos para a realização dos serviços administrativos e operacionais, como rádio portátil, rede de cabeamento, computadores, impressoras, armários, manutenção de extintores, serviços de câmeras, alarmes e conserto do gerador de energia”, contou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Tarcisio Angelo Mascarim.
De acordo com Mascarim, também foram adquiridos lâmpadas e equipamentos para o balizamento do aeroporto. “Observamos, ainda, a necessidade de melhorias nas calçadas e iluminação do aeroporto, na praça de entrada onde se localiza o estacionamento, uma vez que encontravam-se danificadas, podendo causar acidentes às pessoas que ali circulam”, acrescentou.
Com relação à segurança aeronáutica, segundo o secretário, foi preciso contratar serviços de conserto do alambrado do aeroporto, que ficou danificado com os vendavais e chuvas de granizo ocorridos nos últimos meses. “É de relevada importância afastar, da pista de pouso e decolagem, as várias espécies de animais, como capivara, cachorro do mato, raposa entre outros, que habitam o entorno do aeroporto”.
Diante disso, foi licitada a primeira reforma do aeroporto após a municipalização, com início previsto ainda neste mês. Com investimento na casa de R$ 100 mil, a obra, de responsabilidade da empresa Gregorio Construção Ltda. EPP., inclui limpeza da área de entrada do aeroporto, com retirada da vegetação e de quatro árvores que estão condenadas, substituição do piso da calçada no estacionamento e retirada de 47 bancos de concreto que encontram-se danificados, além da remoção de 10 postes metálicos.
“Serão colocados piso intertravado (pavimentação em lajota de concreto), 47 bancos de madeira (padrão Sedema), recompostas as muretas de concreto. Será realizado o plantio de grama, de novas árvores e colocadas 16 luminárias. Também será construída uma rampa de acessibilidade de concreto”, disse Mascarim.
O secretário também confirmou que será aberto processo licitatório para a concessão dos lotes 09 e 10 do aeroporto, contendo 1.638,66 m² e 1.709,34 m², respectivamente. A previsão de abertura é o próximo mês de março.
“O objeto da concorrência pública será a concessão de uso de área aeroportuária externa a título oneroso, destinada à construção de edificação para o desenvolvimento de atividades aeronáuticas. O valor mínimo para a concessão deverá ser de trinta mil Reais e o valor mensal de três Reais o metro quadrado pelo período de 120 meses, sendo que 60% do investimento será abatido deste valor”, finalizou.
