Os moradores da Zona Rural de Piracicaba terão linha direta com a Central de Operações da Guarda Civil, por meio da utilização de número de WhatsApp. A Prefeitura, por meio da Guarda Civil, disponibilizará o serviço, chamado de SOS Rural, a partir de domingo, 01/05. A população poderá solicitar ajuda e a Central determinará que uma viatura da Patrulha Rural mais próxima vá atender a demanda. O número do SOS Rural é o (19) 9 9772-0515.

Linha direta permitirá que Central envie a viatura mais próxima ao local da ocorrência

Com 811 quilômetros de estradas rurais, a Zona Rural de Piracicaba corresponde a 82,5% do território do município e a implantação do serviço dinamizará o trabalho da Patrulha Rural, composta por 16 GCMs e duas viaturas 4×4, apropriadas para rodar em estradas não asfaltadas. "É uma ferramenta simples e barata, mas que aprimorará a atuação da Guarda Civil para chegar com mais agilidade ao local da ocorrência e assim poder auxiliar de forma mais assertiva. A implantação da ferramenta integra as ações desenhadas no Planejamento Estratégico da Guarda Civil, que pretende qualificar ainda mais a corporação, seu recurso humano e o atendimento ofertado à população", explica Sidney Miguel da Silva Nunes, comandante da Guarda Civil.

Guardas poderão receber a informação por celular; solicitante pode enviar localização

Para divulgar o novo canal de comunicação direta da GCM com a população da Zona Rural, o Comando da Guarda Civil, com apoio do vereador Laércio Trevisan, realizará reunião para as diferentes comunidades da Zona Rural, apresentando a ferramenta. As datas ainda não foram definidas.