Portal do Município de Piracicaba

Prefeitura planta mais 245 mudas de árvores em área do Jardim Botânico, no Santa Rita

Por Comunicação Social / Publicado em 06/12/2021
Tempo de leitura: 4 minutos.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), realizou o plantio de 245 mudas de árvores de espécies nativas no Jardim Botânico de Piracicaba, na área localizada no bairro Santa Rita. Foram inseridas mais de 40 espécies de árvores, como jaborandi, guatambú-amarelo, guarantã, cabreúva, peroba-rosa, pau-marfim, jequitibá-branco, aldrago, babosa-branca, jequitibá-rosa, árvore-símbolo do Jardim Botânico, e algumas frutíferas, entre elas a grumixama, o jenipapo e a cabeludinha.

Sedema executou planio na área do Jardim Botânico

O plantio foi realizado nas imediações do Viveiro Municipal de Mudas, área de aproximadamente oito hectares, que inclui uma lagoa. A vegetação ali é composta por um misto de espécies nativas e exóticas, plantadas ou que surgiram espontaneamente. Ao longo do tempo, deve ocorrer uma diversificação de espécies, por meio de plantios como o realizado, ou espontaneamente.

Foram plantadas 245 mudas de árvores nativas

Para o plantio, a equipe da Sedema utilizou hidrogel, produto que ajuda a reter no solo a água das chuvas. O hidrogel é um polímero, que vira gel quando misturado à água.

Apesar de ter sido criado em 2018, até o momento, foi construído no local o primeiro módulo da sede administrativa com 100 m², contendo recepção, sala administrativa, copa e sanitários. As intervenções necessárias para as atividades do Jardim Botânico incluirão ainda cercamento da área com gradil metálico, execução de trilhas, implantação de coleções botânicas, além da construção do centro de convivência e de outras estruturas necessárias ao desenvolvimento de atividades de Jardim Botânico, com destaque para a produção de mudas, a educação ambiental, o lazer contemplativo e a conservação da flora “in situ” e “ex situ”.

Plantio foi realizado no período mais chuvodo, hidrogel ajuda a conservar a umidade do solo

“A atual administração não tem medido esforços para viabilizar a implantação de novas estruturas e o fortalecimento da Instituição JBP, um espaço que beneficiará toda a população e prestigiará a biodiversidade. O objetivo final sempre é de ampliação dos espaços verdes e melhoria da qualidade de vida para todos”, esclarece Alex Gama Salvaia, secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente. O JBP – O Jardim Botânico de Piracicaba foi criado por meio do Decreto nº 17.377, de 26 de janeiro de 2018. Está dividido em três áreas distintas, no entorno da lagoa e Viveiro Municipal, no Santa Rita, anexa ao Parque do Engenho Central e no Parque Natural da Cidade, situado em Santa Teresinha.

Vinculado à Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), o JBP exercerá suas atividades de conservação, pesquisa e educação ambiental no âmbito da administração municipal. A proposta de criação do Jardim Botânico surgiu com o objetivo de conservação da flora regional, especialmente das formações de Floresta Estacional Semidecidual do bioma Mata Atlântica, que constituem a vegetação característica de Piracicaba.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.