Por meio do Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), a Prefeitura de Piracicaba participou nesta terça-feira, 28/06, do IX Geo Políticas: Mineração, Petróleo e Geoconservação, evento realizado pela Febrageo (Federação Brasileira de Geólogos) e que aconteceu no auditório do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Rio Claro. Na ocasião, Fábio Lazzerini, diretor executivo de Estudos Socioeconômicos, Informações e Desenvolvimento Urbano e Rural do Ipplap, mencionou que Piracicaba possui cerca de 100 sítios naturais, culturais, históricos e estéticos já mapeados pelo instituto.

Evento teve representantes dos municípios que integram o Geoparque Corumbataí O Geo Políticas é promovido pelas entidades de geologia no Brasil em diferentes estados do país, com o intuito de discutir políticas públicas na área de geologia, engenharia e geociências. Nesta edição, a temática foi focada nos setores de mineração, petróleo e gás e seus papeis na conservação e proteção do patrimônio geológico, com destaque para os projetos de geoparques (áreas protegidas que têm como elemento principal seus patrimônios geológicos) em desenvolvimento, como o Geoparque Corumbataí, no qual Piracicaba está inserida, uma vez que integra a Bacia Hidrográfica do rio Corumbataí, sub-bacia do rio Piracicaba. A participação de Piracicaba no evento foi durante a mesa redonda intitulada Projeto Geoparque Corumbataí e a Gestão de Bacias Hidrográficas – Eleição do Comitê Científico e Carta de Compromisso das Prefeituras, junto de prefeitos e secretários/diretores dos nove municípios que integram o território do Geoparque Corumbataí (Analândia, Charqueada, Corumbataí, Cordeirópolis, Ipeúna, Itirapina, Piracicaba, Rio Claro e Santa Gertrudes).

Fábio Lazzerini, diretor executivo do Ipplap, falou em mesa redonda sobre geoparques “No momento, são observados no total 180 sítios de interesses atrativos no Geoparque Corumbataí e destes, apenas seis são do município de Piracicaba. Contudo, conforme levantamento preliminar realizado pelo Departamento de Patrimônio Histórico do Ipplap, somente na extensão de nosso Projeto Beira-Rio (leia abaixo) foram identificados mais de 50 outros sítios com potenciais interesses atrativos em patrimônio natural/histórico/cultural. E para todo território piracicabano são estimados adicionais 60 sítios, para aproveitamentos sustentáveis, conhecimentos científicos e educacionais”, disse Fábio Lazzerini. O Programa Internacional de Geociências e Geoparques começou em 2001 e desde então segue diretrizes da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), que atualmente reconhece globalmente 177 geoparques em 46 países, sendo quatro no Brasil. Todo o evento foi transmitido ao vivo pelo YouTube, no canal da Febrageo, e está disponível para consulta. A programação teve continuidade nesta quarta e quinta-feira em Rio Claro e no Rio de Janeiro, respectivamente. PROJETO BEIRA-RIO – O projeto Beira-Rio surgiu do poder público municipal, com a premissa de valorizar a orla urbana do rio Piracicaba, com base nos critérios sustentáveis para a relação do homem com o ambiente e a cultura. O projeto já implantado, viabilizado pela Petrobras, começa no Lar dos Velhinhos e se estende até a ponte do Morato, porém, há planos para que seja projetado do bairro Monte Alegre até Artemis.