Prefeitura participa da campanha Juntos contra a Dengue 2026 com ações durante todo o mês e Dia D
Prevenção e o cuidado com a saúde de toda a comunidade é o foco da edição deste ano do evento
A Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba, por meio do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), vinculado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em parceria com a EPTV Campinas, participa da campanha Juntos contra a Dengue 2026, que tem como foco a prevenção e o cuidado com a saúde de toda a comunidade.

As atividades estão programadas ao longo de todo o mês, com destaque para o Dia D de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, que acontece no sábado, 28 de fevereiro. Entre as ações previstas para a data estão a fiscalização com uso de drone em imóveis abandonados, um arrastão para recolhimento de inservíveis na região do bairro Monte Líbano, distribuição de panfletos de orientação pelos escoteiros, acompanhados do educador pedagógico do CCZ e atividades de outras secretarias em parceria com a Saúde.
Durante o mês também serão realizadas atividades orientativas nas escolas, divulgação em programas de rádio e pulverização de larvicida em pontos estratégicos selecionados da cidade.
A proposta da campanha é reforçar que cada atitude conta: tampar caixas d’água, limpar quintais, evitar água parada e, principalmente, agir em conjunto. A iniciativa mobiliza escolas, bairros e famílias para multiplicar informações e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti.
O PMCA intensifica as orientações à população e fortalece as ações de combate à doença nas residências, com a realização de mutirões casa a casa, conduzidos por agentes comunitários de saúde e agentes de controle de zoonoses, além dos arrastões para retirada de inservíveis, que são potenciais criadouros do mosquito.
Para o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Dr. Sergio Pacheco, a iniciativa é fundamental para ampliar o alcance das ações. “A participação da população é essencial para fortalecer o trabalho de combate ao Aedes realizado durante todo o ano pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde”, destacou.
O coordenador do PMCA, Sebastião Amaral Campos, reforça que toda ação voltada ao combate do mosquito é bem-vinda. “O apoio da população é de extrema importância, já que o Aedes aegypti é um mosquito intradomiciliar, que habita dentro das residências. É fundamental a mudança de comportamentos e atitudes, fazendo um check-list dentro de casa e eliminando todos os criadouros”, explicou.
A campanha Juntos contra a Dengue está em sua 9ª edição e foi lançada com o objetivo de mobilizar a população e conscientizar sobre os efeitos da doença para a saúde individual e coletiva.
Além dos riscos à saúde, que podem incluir complicações graves e sequelas, a dengue também provoca sobrecarga nos serviços de saúde, contribuindo para a superlotação de hospitais e unidades, o que impacta no atendimento de outras doenças.

PREVENÇÃO – Algumas das principais medidas de prevenção contra a dengue incluem o uso de repelente, disponível nas unidades de saúde para gestantes e pessoas diagnosticadas com dengue, especialmente em ambientes fechados; eliminação dos focos de água parada; manutenção de pratos de vasos de plantas com areia até a borda; guardar garrafas com a boca virada para baixo; limpeza de calhas e ralos; não jogar lixo em terrenos baldios; manter o lixo sempre em sacos fechados; manter caixas d’água e baldes bem tampados e piscinas tratadas com cloro; não deixar acumular água em pneus; furar latas antes do descarte e lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana.
Em caso de suspeita de dengue, a orientação é procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima e não se automedicar.
