Prefeitura oficializa denominação de escolas
A Prefeitura de Piracicaba vai nomear duas escolas este mês. As Escolas Municipais Professora Aglaé de Lourdes Piffer Leme, Monte Líbano, que atende alunos de 0 a 3 anos, e Professor Walter Vitti, Paulicéia, de 0 a 5, serão oficialmente denominadas nos dias 15 e 22 de março, respectivamente, às 16h15.
De acordo com a Secretária de Educação, professora Angela Jorge Corrêa, a escola que receberá o nome da professora Aglaé foi inaugurada em 31 de outubro do ano passado e tem capacidade para atender 159 crianças. A escola tem 34 funcionários, dos quais 20 são professores.
Ela revela ainda que a Pasta iniciou a ampliação de quatro berçários dos cinco projetados (Manacás, Canta Galo, Parque dos Sábias, Jardim Planalto e Ártemis) e a construção de duas unidades para crianças de 0 a 5 anos. As escolas Professor Matheus Tullio, Mario Dedini II, e Professora Josepha Fernandes Rotta, Jardim São Francisco, ficarão prontas em breve e, juntas, atenderão 466 alunos. “Com a ampliação dos quatro berçários, amplia-se para 252 o número de vagas que irão contemplar crianças de 0 a 3 anos”, explica. O investimento destinado para essas e outras obras em 2013 será de R$ 13, 4 milhões.
Quem foi Aglaé de Lourdes Piffer Leme
A professora Aglaé de Lourdes Piffer Leme nasceu em São João da Boa Vista-SP, no dia 4 de abril de 1925 e faleceu em 29 de maio de 2012, aos 87 anos de idade. Filha de José e Victória Piffer, Aglaé chegou a Piracicaba ainda criança. Casou-se em 25 de dezembro de 1947 com o professor doutor Hugo de Almeida Leme, teve quatro filhos e 12 netos.
Aos 6 anos, iniciou o curso primário no Colégio Nossa Senhora da Assunção de Piracicaba. Cinco anos mais tarde, em 1936, Aglaé matriculou-se no ginásio do mesmo colégio. Como profissão, ela decidiu ser professora de Matemática e Física e se formou em 1945 pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC). Um ano depois, cursou especialização em Orientação Educacional pela mesma Universidade e exerceu o cargo de orientadora educacional na Escola Normal Sud Mennucci que, em 1953, foi denominada Instituto Educacional Sud Mennucci de Piracicaba.
Durante um ano, Aglaé pediu afastamento do cargo para acompanhar o marido que ocupava, na época, o cargo de ministro da Agricultura. A professora retornou ao seu posto no Sud Mennucci e permaneceu na instituição até 1975, quando pediu transferência para a Delegacia de Ensino de Piracicaba, onde atuou como supervisora e trabalhou no órgão até de 1982, ano em que se aposentou.
