A Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Inclusão Produtiva, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), promoveu entre os meses de janeiro e agosto deste ano, cursos de qualificação para inclusão produtiva, em parceria com o Senai. Mais de 80 pessoas participaram e foram certificadas para o mercado de trabalho.
O objetivo é apoiar o desenvolvimento profissional dos beneficiários de programas de transferência de renda, com ações que favoreçam a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho ou empreendedorismo.
Os cursos ofertados foram de hidráulica residencial, modelagem industrial de moda infantil; costura em máquina reta e overloque, eletricista, almoxarife e recepcionista de eventos. As aulas foram realizadas nas unidades de Cras (Centros de Referência de Assistência Social), escola móvel do Senai e na Fumep (Fundação Municipal de Ensino).
Ivete Pimentel, 43 anos, foi uma das participantes no curso de hidráulica residencial. “Estava em busca de um curso gratuito que me ajudasse a encontrar novas oportunidades de trabalho e quando soube que no Cras Vila Sônia estava oferecendo um curso em parceria com o Senai, me interessei bastante. No início, achei que fosse algo mais voltado a homens, mas resolvi aceitar o desafio e acabei adquirindo mais conhecimento em uma área diferente, que me proporcionará alcançar outros objetivos”, disse.
Participante do curso de costura reta e overloque, Maria Helena Rodrigues, de 54 anos, falou que nunca havia operado uma máquina de costura antes, mas as aulas a ensinaram a lidar com ela. “Aprendi a fazer reparos e modelagem e espero poder utilizar disso, como um empreendimento inicial”, enfatizou.
Eugênio Correr Júnior, 59 anos, também recebeu a certificação pela participação no curso de hidráulica residencial e contou sobre a experiência. “O que despertou o meu interesse foi o fato de buscar aperfeiçoamento e aprendizagem para trabalhar com algo que era desconhecido pra mim. É uma forma de fortalecer o meu currículo para tentar outras possibilidades”.
Os próximos cursos de eletricista predial e costura estão previstos para acontecer no mês de setembro; um deles será na região do Cras Novo Horizonte.
AÇÕES COMPLEMENTARES – Mais de 100 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego Frente de Trabalho devem participar, até o final do ano, de cursos de qualificação, ofertados em parceria com a Fumep (Fundação Municipal de Ensino). A iniciativa integra o Plano de Ação Socioprodutiva, realizado pela Smads e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur).
Os bolsistas terão a oportunidade de participar de cursos de Desenvolvimento de Soft Skills, Informática Básica e Avançada, Preparação para acesso e permanência no mundo do trabalho, Empreendedorismo e Inovação, Atendimento ao Público, Gestão do Tempo e Produtividade, Finanças Pessoais, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Cidadania e Consciência Social.