Participantes do cursos de costura, na escola móvel do Senai
Participantes do cursos de costura, na escola móvel do Senai

A Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Inclusão Produtiva, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), promoveu entre os meses de janeiro e agosto deste ano, cursos de qualificação para inclusão produtiva, em parceria com o Senai. Mais de 80 pessoas participaram e foram certificadas para o mercado de trabalho.

O objetivo é apoiar o desenvolvimento profissional dos beneficiários de programas de transferência de renda, com ações que favoreçam a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho ou empreendedorismo.

Os cursos ofertados foram de hidráulica residencial, modelagem industrial de moda infantil; costura em máquina reta e overloque, eletricista, almoxarife e recepcionista de eventos. As aulas foram realizadas nas unidades de Cras (Centros de Referência de Assistência Social), escola móvel do Senai e na Fumep (Fundação Municipal de Ensino).

Ivete Pimentel, 43 anos foi uma das participantes no curso de hidráulica residencial

Ivete Pimentel, 43 anos, foi uma das participantes no curso de hidráulica residencial. “Estava em busca de um curso gratuito que me ajudasse a encontrar novas oportunidades de trabalho e quando soube que no Cras Vila Sônia estava oferecendo um curso em parceria com o Senai, me interessei bastante. No início, achei que fosse algo mais voltado a homens, mas resolvi aceitar o desafio e acabei adquirindo mais conhecimento em uma área diferente, que me proporcionará alcançar outros objetivos”, disse.

Maria Helena Rodrigues, de 54 anos, falou que nunca havia operado uma máquina de costura antes

Participante do curso de costura reta e overloque, Maria Helena Rodrigues, de 54 anos, falou que nunca havia operado uma máquina de costura antes, mas as aulas a ensinaram a lidar com ela. “Aprendi a fazer reparos e modelagem e espero poder utilizar disso, como um empreendimento inicial”, enfatizou.

Eugênio Correr Júnior, 59 anos também recebeu a certificação pela participação no curso de hidráulica residencial e contou sobre a experiência

Eugênio Correr Júnior, 59 anos, também recebeu a certificação pela participação no curso de hidráulica residencial e contou sobre a experiência. “O que despertou o meu interesse foi o fato de buscar aperfeiçoamento e aprendizagem para trabalhar com algo que era desconhecido pra mim. É uma forma de fortalecer o meu currículo para tentar outras possibilidades”.

Os próximos cursos de eletricista predial e costura estão previstos para acontecer no mês de setembro; um deles será na região do Cras Novo Horizonte.

AÇÕES COMPLEMENTARES – Mais de 100 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego Frente de Trabalho devem participar, até o final do ano, de cursos de qualificação, ofertados em parceria com a Fumep (Fundação Municipal de Ensino). A iniciativa integra o Plano de Ação Socioprodutiva, realizado pela Smads e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur).

Os bolsistas terão a oportunidade de participar de cursos de Desenvolvimento de Soft Skills, Informática Básica e Avançada, Preparação para acesso e permanência no mundo do trabalho, Empreendedorismo e Inovação, Atendimento ao Público, Gestão do Tempo e Produtividade, Finanças Pessoais, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Cidadania e Consciência Social.