Prefeitura oferece 240 consultas em mutirão de especialidades
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai oferecer 240 consultas em cinco especialidades amanhã, sábado, 09/04, das 7h às 13h. Pré-agendados pela Centrus (Central de Relacionamento com o Usuário SUS), os pacientes serão atendidos no CEM (Centro de Especialidades Médicas), também conhecido como Postão, que fica atrás do Mercado Municipal. As consultas serão nas áreas de cardiologia, cardiologia pré-operatório, ortopedia e traumatologia, gastroenterologia e urologia.
Conforme explica a coordenadora do Departamento de Atenção Secundária, Rafaela Mossarelli Penedo, os mutirões são realizados com frequência pela Secretaria de Saúde e têm o objetivo de reduzir a espera por consultas. Além disso, o atendimento aos sábados é uma facilidade a mais para o trabalhador que não tem condições de ir às consultas e exames durante a semana. "É importante lembrar que apenas os pacientes agendados serão atendidos neste mutirão", destaca.
RENOVAÇÃO DE RECEITA – Outra ação que acontece neste sábado é o mutirão de atendimento clínico para renovação de receitas de medicamentos controlados para pacientes que perderam sua consulta médica agendada ao longo da última semana em decorrência da paralisação dos servidores públicos municipais, que acarretou no fechamento de unidades de saúde.

Mutirão clínico fará a renovação de receitas médicas para pacientes agendados
A ação também será no Postão, das 7h as 13h, onde três médicos atenderão até 180 pacientes encaminhados por meio de agendamento realizado nas unidades de saúde da Atenção Básica. "Devido ao cancelamento de algumas consultas e de unidades que acabaram ficando sem médicos durante a semana, a coordenação da Atenção Básica sugeriu e a Secretaria acatou a ideia de realizar este mutirão para renovação de receitas. Essa é uma forma ágil de minimizar os impactos causados pelo fechamento de unidades nos últimos dias. Reforço que este mutirão não é de livre demanda, já que os pacientes foram agendados pelas suas respectivas unidades", completa o secretário de Saúde, Filemon Silvano.
