Portal do Município de Piracicaba

Prefeitura monitora nível dos rios e interdita vias após chuvas nesta quarta-feira, 11/02

Avenidas Beira Rio e Jaime Pereira tiveram trechos interditados de forma preventiva; Defesa Civil segue monitorando a situação

Por CCS / Publicado em 11/02/2026
Tempo de leitura: 6 minutos.
A imagem mostra uma área pública, possivelmente uma praça ou parque, que está parcialmente alagada devido ao transbordamento de um rio próximo. O chão é pavimentado com tijolos, e a água turva cobre boa parte dessa pavimentação, avançando do fundo da imagem para a frente. Há duas cones de sinalização laranja e branco colocados na água para alertar sobre o perigo. No lado esquerdo, há uma caixa azul coberta de cartazes e grafites, próxima a um poste de concreto. Árvores grandes e frondosas com cipós ou musgos pendurados cercam a área, criando uma espécie de moldura natural para a cena. Algumas pessoas estão observando o alagamento, incluindo uma mulher próxima a uma árvore no centro-esquerdo e um grupo de pessoas, incluindo crianças, perto de uma grade branca no lado direito. Ao fundo, é possível ver uma floresta densa do outro lado do rio, que está cheio e com água barrenta. O céu está nublado, indicando um clima chuvoso ou recente chuva forte, que provavelmente causou a enchente. A imagem transmite uma sensação de alerta diante do fenômeno natural e a interação das pessoas com esse cenário.
Após extravasamento do rio Piracicaba, avenida Beira Rio teve trecho interditado

Após as fortes chuvas registradas nesta quarta-feira, 11/02, o rio Piracicaba entrou em estado de extravasamento, levando a Defesa Civil e a Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transportes a realizarem interdições preventivas em vias da cidade. O órgão segue monitorando os rios Piracicaba e Corumbataí continuamente. Até o momento, não há registro de desabrigados.

Na tarde desta quarta-feira, a avenida Jaime Pereira, no cruzamento com a rua dos Dourados, no sentido bairro-centro, foi interditada. Os motoristas devem realizar desvio pela rua dos Dourados, no sentido Jardim Jupiá, até a rua dos Mandis. No sentido centro-bairro, o trânsito segue normal.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, o nível elevado do rio provocou pressão sobre a tampa de bueiro, ocasionando a quebra do equipamento. A liberação da via depender da redução do nível da água para que o reparo seja realizado com segurança.

Ainda pela manhã, a avenida Beira Rio foi interditada a partir da rua Rangel Pestana, no acesso à avenida Alidor Pecorari. A interdição seguiu o dia todo e ocorreu devido ao acúmulo de água no bolsão localizado a partir do Restaurante Porto do Sol. Segundo o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Odair Melo, o ponto possui nível inferior à calha do rio, o que provoca o refluxo das águas da chuva para a via.

A imagem mostra uma rua residencial completamente alagada por água barrenta. A água cobre toda a extensão da via, submersa até quase o nível dos postes de luz que ficam ao longo da rua. De um lado, há uma cerca de arame parcialmente submersa e do outro, árvores verdes e arbustos que margeiam a rua. Ao fundo, é possível ver um prédio alto e moderno, indicando que a área é urbana ou suburbana. O céu está nublado, sugerindo que a chuva pode ter causado o alagamento recente. Não há pessoas visíveis na cena, apenas a água que domina o ambiente, refletindo os postes e as árvores. A sensação geral é de um cenário de enchente que interrompe a circulação e causa transtornos para os moradores locais.
Av. Alidor Pecorari foi interdiatada após extravasamento do rio Piracicaba

A Prefeitura de Piracicaba mantém uma força-tarefa mobilizada, com atuação integrada das secretarias de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos; Segurança Pública, Trânsito e Transportes; Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente; além da Guarda Civil, CPFL e Corpo de Bombeiros. O objetivo é garantir a segurança da população e restabelecer a normalidade nas áreas afetadas o mais rápido possível.

Segundo dados do Sistema de Alertas a Inundações de São Paulo (Saisp), às 17h, o nível do rio Piracicaba era de 5,08 metros na área urbana e 5,13 metros na região de Artemis, ambos em estado de extravasamento. Já o rio Corumbataí, no ponto de captação de Piracicaba, registrou 3,58 metros, permanecendo em estado de alerta.

A imagem mostra uma área urbana ou semi-rural afetada por uma enchente. A água barrenta de um rio ou canal transbordou, invadindo escadas de concreto e uma calçada. À direita, há árvores verdes e densas que margeiam o curso d’água. No centro, as escadas estão parcialmente submersas, com um corrimão branco ao lado. À esquerda, uma pessoa caminha segurando um guarda-chuva preto, indicando que provavelmente está chovendo ou que choveu recentemente. Mais ao fundo, há uma estrutura de madeira com um toldo verde, onde algumas pessoas estão sentadas. Também é possível ver um carro preto estacionado na rua elevada, ao lado dessa estrutura. O céu parece nublado, dando uma atmosfera cinzenta e úmida à cena. A imagem transmite a sensação de um dia chuvoso e a força da natureza ao invadir áreas construídas pelo homem.
Segundo medições, o nível do rio Piracicaba era de 5,08 metros na área urbana na tarde de hoje, 11.02

Os níveis de referência do rio Piracicaba são: Atenção (3,21 metros), Alerta (3,71 metros), Emergência (4,20 metros) e Extravasamento (4,78 metros).

CHUVA – A previsão do tempo da Climatempo indica continuidade das chuvas em Piracicaba nesta quinta-feira, 12/02, com acumulado estimado de 6,2 milímetros. Para sexta-feira, 13/02, a previsão é de 5,7 milímetros.

De acordo com o pluviômetro da base da Defesa Civil, nos primeiros 11 dias de fevereiro já foram registrados 176 milímetros de chuva. No mesmo período do ano passado, o acumulado do mês inteiro foi de 123,28 milímetros, o que representa cerca de 30% a mais de volume em apenas 11 dias.

ORIENTAÇÕES À POPULAÇÃO – Em caso de chuvas fortes, a Defesa Civil orienta que motoristas e pedestres evitem locais com histórico de alagamento, como a avenida Armando de Salles Oliveira, no trecho entre o Terminal Central de Integração (TCI) e a avenida Independência; a avenida 31 de Março; e o cruzamento da rua Gomes Carneiro com a rua Santa Cruz.

No caso de transbordamento do rio Piracicaba, os pontos mais suscetíveis a alagamentos são a região da Rua do Porto, avenida Beira Rio, Bongue, avenidas Cruzeiro do Sul e Jaime Pereira, além dos bairros Ondas, Algodoal, Ondinhas, São Francisco, Estoril, Jupiá, Gran Park e Ártemis. Já o rio Corumbataí pode causar alagamentos nas regiões de Santa Terezinha, Vila Rios e IAA-Bessy. O ribeirão Piracicamirim pode transbordar em áreas como Serra Verde, Ipanema, Astúrias, Bosque da Água Branca, Maracanã, Morumbi, Vila Independência e em trechos da avenida Alberto Vollet Sachs.

SERVIÇO – Em caso de necessidade, a população pode acionar diretamente os órgãos de emergência. O atendimento dos Bombeiros está disponível pelo telefone 193, enquanto a Defesa Civil pode ser contatada pelo número 199; A Guarda Civil pode ser acionada no 153 e a Polícia Militar 190.


Notícias relacionadas
Administração Agricultura Defesa Civil Trânsito e transportes
Agricultura Defesa Civil Meio Ambiente Obras Públicas
Defesa Civil Meio Ambiente Obras Públicas Trânsito e transportes
Defesa Civil Meio Ambiente Obras Públicas Trânsito e transportes
Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.