Prefeitura monitora e faz intervenções em locais atingidos pelas chuvas

Equipes da Prefeitura fizeram a limpeza na região do Castelinho, na rua Morgado de Matheus, atingida pelo córrego do Enxofre
A Prefeitura de Piracicaba monitora e faz intervenções nos locais que sofreram com as fortes chuvas que atingiram a cidade na tarde de ontem, 10/01, e na manhã de hoje, 11/01. Equipes de todas as secretarias atuam com o intuito de minimizar os efeitos. Foram registrados alagamentos em alguns pontos do município, como a avenida 31 de Março e rua Gomes Carneiro, e algumas moradias em comunidades, como Portelinha e Renascer, foram atingidas pelas águas. Não há vítimas. O acumulado de chuvas ontem em Piracicaba, conforme a Defesa Civil, foi de 52,7 milímetros.

Trabalhos de limpeza Avenida Morgado de Matheus, no Castelinho
Em Piracicaba houve transbordamento de córregos, como o do Enxofre e do Jaú. Hoje, a Prefeitura faz a limpeza das ruas, galerias de águas pluviais e aduelas atingidas e prejudicadas pelas águas, retirando resíduos como madeiras, sofás e outros materiais parados nestes locais e que obstruem a passagem das águas. Ficaram entupidas galerias de águas pluviais de ruas como Pedro Habechian, Professor Arthur Madeira e Honorato Faustino. A passarela da avenida Francisco Abel Pereira está interditada, pois uma placa de cimento da passarela foi derrubada pela força das águas.

Passarela da avenida Francisco Abel Pereira está interditada com faixas da Defesa Civil, pois uma placa de cimento da passarela foi derrubada pela força das águas
"Estamos monitorando os locais já prejudicados pelas chuvas e realizando os procedimentos necessários para diminuir os estragos", falou o diretor da Defesa Civil de Piracicaba, Odair Melo.
Equipes da Semozel (Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria) realizaram vistoria hoje de manhã na rua Guerino Candiotti, no bairro Santo Antonio, e na rua Julio Soares Diehl, no Jardim Itapuã e no Jardim Belvedere, onde passa o córrego do Enxofre.

Equipe técnica do Setor de Serviço Social da Semuget e diretor da Defesa Civil de Piracicaba, Odair Melo, estiveram hoje na Portelinha
Também na manhã desta quarta, o Setor de Serviço Social da Semuhget (Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial) esteve na Portelinha para fazer o levantamento socioeconômico da família que teve a moradia invadida pela água. No local, outra equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap) realiza no início desta tarde a limpeza do córrego do Jaú.
Famílias que precisem de auxílio social podem ser atendidas por equipes da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) onde são cadastradas, conforme a região de moradia.
MONITORAMENTO – Às 13h40 de hoje, o rio Piracicaba estava em estado de atenção, com 3,58 metros de altura de nível e 286 m3 de vazão. O rio chega ao estado de alerta com 3,7 m, estado de emergência com 4,2 m e extravasa ao atingir os 4,7m. A Prefeitura, por meio da Defesa Civil, segue monitorando a situação dos rios e dos pontos que podem alagar em Piracicaba. São eles: avenida Armando de Salles Oliveira, entre o Terminal Central de Integração (TCI) e avenida Independência; avenida 31 de Março e rua Gomes Carneiro com rua Santa Cruz. Motoristas e pedestres devem evitar esses locais em caso de chuvas fortes.
Quanto ao rio Piracicaba, em caso de transbordamento, os pontos de alagamento ficam na região da Rua do Porto, avenida Beira Rio, Bongue, avenida Cruzeiro do Sul, avenida Jaime Pereira, Ondas, Algodoal, Ondinhas, São Francisco, Estoril, Jupiá, Gran Park e Ártemis. No caso do rio Corumbataí, os pontos que podem alagar ficam em Santa Terezinha, Vila Rios e IAA-Bessy.
O ribeirão Piracicamirim pode transbordar em pontos no Serra Verde, Ipanema, Astúrias, Bosque da Água Branca, Maracanã, Morumbi, Vila Independência e trechos da avenida Alberto Vollet Sachs.
As pessoas que vivem em áreas de risco e se sentirem em perigo podem ligar para os telefones 199 (Defesa Civil) e 153 (Guarda Civil), Corpo de Bombeiros (193) e solicitar apoio.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo disponibiliza um canal de informações para a população que alerta para eventos meteorológicos. Para receber os informes no celular, basta enviar um SMS com o número do CEP da residência para o número 40199. Informações gerais podem ser acessadas em: http://www.spalerta.sp.gov.br/.
