Pensando no conforto dos usuários do sistema coletivo de ônibus, a Prefeitura implantará, a partir deste semestre, Estações de Conexão, cuja proposta essencial é incentivar o uso da integração temporal. A abertura da carta-convite ocorreu no dia 10 de agosto, sendo que primeira aquisição contempla o projeto da Vila Rezende. Outras três Estações de Conexão também estão sendo estudadas – Estação da Paulista, Estação da Saudade e Estação da Prefeitura – mas ainda sem programação para a abertura de licitação.
De acordo com o Departamento de Planejamento de Transportes da Semuttran, uma estrutura em alumínio receberá cobertura de policarbonato e bancos, nas dimensões de 10 metros de comprimento por 2,5 metros de largura. Os projetos também prevêem a construção de recuos para a parada dos ônibus. A execução do projeto custará cerca de R$ 93 mil reais.
Na Vila Rezende, as Estações de Conexão ficarão no entroncamento das avenidas Rui Barbosa/Dona Francisca e Rui Barbosa/Juscelino Kubistschek. Para a implantação das Estações, os técnicos do Semuttran avaliaram os destinos das linhas de ônibus que trafegam pela região e a demanda de deslocamento de viagem dos passageiros que utilizam estas linhas.
Vanderlei Antonio Quartarolo, responsável pelo setor de Planejamento de Transportes da Semuttran, explica que as estações de conexão são pontos de ônibus em melhores condições de conforto para o usuário e uma referência para utilizar a integração temporal. “Por estas estações passarão linhas que seguem para diferentes destinos, evitando que o usuário de transporte público tenha a obrigatoriedade de se deslocar até um dos terminais para usufruir da gratuidade da integração temporal”, detalha.
O técnico exemplifica como será a utilização prática das estações: “o usuário que entrar num ônibus em Santa Terezinha com destino ao Distrito Industrial Uninorte, poderá desembarcar na avenida Dona Francisca e dirigir-se à Estação de Conexão da Vila Rezende, na qual poderá embarcar na linha Uninorte. Com apenas uma passagem o usuário fez a integração, sem a necessidade de se locomover até o Terminal Central”.
O que é o Cartão TIP
Uma das principais vantagens do cartão TIP é a Integração Temporal. Quartarolo explica que sem o cartão, o usuário precisa ir até um terminal para poder utilizar mais de uma linha de ônibus. “Já para quem tem o Cartão TIP, é possível realizar esta operação também nos diversos pontos de ônibus espalhados pela cidade”, reforça.
O procedimento é simples: após passar o Cartão TIP no ônibus, o usuário pode descer e utilizar-se de outro ônibus (de outra linha), sem pagar nova tarifa. “O período de integração entre o primeiro e o último embarque é de 60 minutos e somente é permitida a integração entre ônibus de linhas diferentes”, completa o técnico.
O cartão TIP é gratuito e no caso de perda, basta informar à Semuttran, que bloqueia os créditos não utilizados e os transfere para o novo cartão. As modalidades do cartão TIP são:
POPULAR: Crédito disponível para todos os portadores do Cartão TIP. O usuário pode carregar até 150 créditos, pagando o valor da tarifa vigente.
VALE-TRANSPORTE: Benefício oferecido ao trabalhador.
ESCOLAR: Crédito válido para todos os estudantes da rede pública e privada de ensino – reconhecidos pelo MEC. O estudante tem desconto de 25% sobre o valor da tarifa vigente.