A Prefeitura de Piracicaba, por meio de diversas secretarias, realizou no último sábado, 13/11, o primeiro Prefeitura Mobiliza, projeto que visa levar atividades de lazer, esporte, cultura e renda para diversas regiões do município, aproximando o poder público e as necessidades de cada região. A primeira ação ocorreu na região do bairro Bosques do Lenheiro. A população teve acesso a orientações sobre empreendedorismo, saúde, assistência social, cultura, esporte e lazer. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Governo.

O prefeito Luciano Almeida participou do evento e conta que o objetivo é levar o Prefeitura Mobiliza a todas as regiões da cidade. “É uma integração das secretarias, que tem como principal objetivo estar próximo à população e identificar as demandas da região”, afirmou Luciano.

Entre as atividades da Saúde, equipes levaram orientações sobre saúde bucal | Foto: Guilherme Valdanha/CCS

As atividades foram desenvolvidas no Centro Comunitário e na creche Professora Flávia Pires Dário. O secretário de Governo, Carlos Beltrame, lembra que, para tornar o projeto possível, mais de dez órgãos municipais atuaram ativamente. “Foi um dia dinâmico, com diversas atividades desenvolvidas ao mesmo tempo. Por isso, agradecemos o apoio de todas as lideranças da região”, afirmou Beltrame.

De saúde à renda, população teve acesso a diversas atividades | Foto: Guilherme Valdanha/CCS

A recicladora Elenir Betânia da Silva participou do primeiro Prefeitura Mobiliza e enfatizou a importância da ação em aproximar a Prefeitura do bairro. “É um projeto bom para as pessoas, para as famílias. Às vezes não dá tempo de ir no médico, então já vem aqui, cuida da saúde, traz a Prefeitura mais perto”, disse.

Participaram do projeto as secretarias municipais de Saúde (SMS), de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), de Obras (Semob), da Ação Cultural (Semac), de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) e de Transportes Internos (Semutri), além do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), do Centro de Controle de Zoonoses, Sebrae e integrantes do Orçamento Participativo (OP) com o projeto Quebradas e Culturas.

Selam levou atividades de esporte e lazer para os participantes | Foto: Guilherme Valdanha/CCS

A Saúde levou, entre suas atividades, cálculo do índice de massa corporal, orientação nutricional, testes e prevenção de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e gravidez e ações de saúde bucal. A Semdettur e o Sebrae ofereceram orientações individuais e em grupo sobre empreendedorismo e renda. A Selam promoveu atividades esportivas, de ginástica e gincanas. Já a Smads promoveu atividades de convivência e de fortalecimento de vínculos e a Semac preparou atividades circenses com o Circo do Veneno e musicais com atividades de Hip Hop.

Smads levou atividades de convivência e fortalecimento de vínculos ao Profeitura Mobiliza | Foto: Divulgação