Prefeitura mobiliza força-tarefa e amplia vagas na Casa de Passagem durante frente fria
Ação garante transporte e acolhimento emergencial para pessoas em situação de rua; quem não aceita o acolhimento recebe orientação e cobertores

Com a previsão de temperatura mínima de 7°C na madrugada desta quarta-feira, 30/07, a Prefeitura de Piracicaba mobilizou uma força-tarefa envolvendo diferentes secretarias e órgãos municipais para intensificar e ampliar o atendimento à população em situação de rua. A medida, coordenada pela Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, conta com apoio do Fundo Social de Solidariedade, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e Consultória na Rua, da Secretaria de Saúde. O objetivo é proteger a população em situação de rua nos dias mais frios do ano.
As equipes do Serviço de Abordagem Social (Seas) realizam rondas até as 22h, oferecendo transporte e acolhimento para quem aceita o atendimento. Em caso de recusa, são entregues cobertores para garantir conforto térmico. Após as 22h, a Guarda Civil Municipal pode ser acionada pelo telefone 153 para casos emergenciais. A população também pode solicitar o atendimento do Seas pelos números (19) 99446-4389 e (19) 99446-5654.
A Casa de Passagem funciona 24 horas e, além do pernoite, oferece banho, refeição, kit de higiene, toalha e cobertor. Durante o dia, o espaço proporciona acolhida com refeições, oficinas, escuta qualificada e encaminhamentos para serviços de saúde, educação e capacitação profissional.
Como porta de entrada para a rede socioassistencial, o Centro Pop atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com serviços como café da manhã, banho, lavagem de roupas, guarda-pertences, além de orientações e encaminhamentos para benefícios sociais, incluindo Cadastro Único.
O município conta ainda com a atuação diária do Seas, que percorre pontos estratégicos da cidade para orientar, encaminhar e oferecer acolhimento a pessoas em situação de rua.
