Portal do Município de Piracicaba

Prefeitura mobiliza força-tarefa após chuvas intensas em Piracicaba

Defesa Civil registrou 96,6 mm de precipitação em 24 horas e queda de 11 árvores de grande porte; não há vítimas

Por CCS / Publicado em 10/12/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.

Uma força-tarefa da Prefeitura, que envolve as Secretarias de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, Segurança Pública, Trânsito e Transportes e de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, a Defesa Civil, Guarda Civil, além da CPFL e do Corpo de Bombeiros, atua continuamente desde ontem, 09/12, para amenizar os danos causados pela chuva e vento que atingiram o município.

A imagem mostra uma equipe de trabalhadores em um dia chuvoso limpando os restos de uma árvore caída. Eles estão usando equipamentos de segurança, como capacetes e coletes verdes, e um triturador de galhos está posicionado próximo a um caminhão. A cena ocorre em uma área urbana, com um prédio ao fundo e árvores verdes ao redor. A chuva é visível, com gotas caindo e o asfalto molhado refletindo a luz. Há galhos e troncos espalhados pelo chão, indicando o trabalho de remoção e descarte.
Equipes da Prefeitura atuam para amenizar os danos das chuvas

Somente nas últimas 24 horas, Piracicaba registrou 96,6 milímetros de chuva conforme medição do pluviômetro da base operacional da Defesa Civil. Para comparativo, durante todo o mês de novembro choveu 114,93 milímetros em Piracicaba. A intensidade da precipitação e dos ventos, que alcançaram 59 km, segundo dados da Estação Meteorológica da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz-USP, provocou a queda de 11 árvores de grande porte em diferentes regiões da cidade.

A imagem mostra uma equipe de trabalhadores limpando uma área com troncos de árvores caídas e galhos. Um caminhão verde com um guindaste acoplado está sendo usado para carregar os troncos em um contêiner, enquanto vários troncos grandes de árvores já foram cortados e estão no chão. Um dos troncos parece ser de uma árvore de eucalipto, devido à sua casca branca e lisa. Ao fundo, há uma casa de tijolos com telhado de telhas, e a vegetação ao redor é densa, com muitas árvores e folhagens verdes. A cena sugere um trabalho de limpeza ou remoção de árvores após uma tempestade ou para manutenção.
Nesta quarta-feira, 10.12, equipes trabalham na retirada de galhos e árvores nas vias afetadas

A primeira solicitação foi registrada às 9h45 de ontem. Entre os locais afetados estão a Av. Dona Francisca, a estrada de acesso ao Engenho Central, Av. Pompeia, Av. Fioravante Cenedese, em Artemis, rua Luiz de Camões, rua José Rosário Losso, Av. das Ondas, Av. Centenário, a rua Maria Maniero, a rua José de Alencar e o Parque Natural do bairro Santa Teresinha.

Segundo informações da Defesa Civil, a maioria das ocorrências envolveu impacto de árvores e galhos na rede elétrica e na sinalização viária. Contudo, apesar dos danos, não houve registro de vítimas nem veículos atingidos.

A imagem mostra dois trabalhadores em um ambiente com muitas árvores e galhos caídos. Ambos vestem uniformes verdes e equipamentos de proteção, incluindo capacetes e protetores auriculares. Um deles, à esquerda, está operando uma motosserra para cortar um tronco. O outro trabalhador, à direita, está posicionado próximo a um grande tronco caído, também parecendo envolvido na tarefa de limpeza ou corte.
Piracicaba registrou a queda de 11 árvores, após a chuva de ontem

A Defesa Civil orienta a população a redobrar os cuidados durante períodos de chuva e ventos fortes, evitando transitar em locais alagados, estacionar veículos próximos a árvores ou construções em obra e circular em calçadas com árvores de médio e grande porte. Também é importante atenção para possíveis quedas de postes e fiação energizada.

OCORRÊNCIAS – Desde o dia 1º/12 até hoje, 10/12, a Defesa Civil de Piracicaba registrou a queda de 23 árvores em diferentes pontos da cidade. As ocorrências foram atendidas prontamente pelas equipes e não houve registro de vítimas.

PREVISÃO – A Defesa Civil do Estado alerta que a passagem de um ciclone extratropical ainda pode causar tempestades severas até amanhã, quinta-feira, 11/12, com chuva forte, rajadas de vento acima de 90 km, queda de raios e possibilidade de granizo. As equipes seguem mobilizadas para atender às ocorrências e garantir a segurança da população. O órgão disponibiliza um canal de alertas meteorológicos. Para receber mensagens no celular, basta enviar um SMS com o número do CEP da residência para 40199. Outras informações estão disponíveis em www.spalerta.sp.gov.br.

SERVIÇO – Em caso de necessidade, a população pode acionar diretamente os órgãos de emergência. O atendimento dos Bombeiros está disponível pelo telefone 193, enquanto a Defesa Civil pode ser contatada pelo número 199. 

A cena mostra uma rua com trânsito e evidências de queda recente de árvores. Há uma pilha de toras e galhos cortados à direita da estrada, com serragem espalhada. Vários cones de trânsito laranja estão posicionados ao longo da beira da estrada. Vários carros estão visíveis na estrada, incluindo um SUV azul escuro e um sedã prateado. Ao fundo, há árvores verdes exuberantes e um céu azul claro com algumas nuvens.
Av. Centenário foi desobstruída após trabalho da força-tarefa da Prefeitura


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.