Desde as primeiras horas de hoje (29/05), o prefeito Barjas Negri tem se reunido com secretários municipais e representantes da Polícia Militar, da empresa Piracicaba Ambiental, responsável pela coleta de lixo, e da Via Ágil, concessionária do serviço de transporte urbano. O objetivo, já traçado na semana passada, é de não interromper os serviços públicos prestados à população. O prefeito ouviu avaliações do impacto da paralisação do transporte de combustíveis nos serviços prestados pela Prefeitura e aqueles prestados mediante contratos.

Nas reuniões, o prefeito pediu o esforço de todos para garantir a prestação de serviços públicos, principalmente nas escolas e nas unidades de saúde. Segundo ele, “quando você toma a decisão de fechar as creches, por exemplo, você traz prejuízo a mais de 16 mil mães trabalhadoras, que não terão onde deixar os seus filhos e vão precisar ir aos seus trabalhos. O mesmo acontece se você fecha um posto de saúde, porque a população precisa da consulta médica, de exames e de medicamentos”.

Na primeira conversa, Barjas reuniu os secretários da área social: Educação, Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda e Cultura, mais a comandante da Guarda Municipal, Lucineide Maciel. Angela Corrêa, secretária de Educação, disse que as aulas continuam normais nas escolas infantis (creches) e no Ensino Fundamental. Também não houve problemas com a Merenda Escolar. Segundo Daisy Diniz Paulo Eluf, responsável pelo serviço, hoje (29) a Merenda recebeu um caminhão com produtos hortifrutigranjeiros.

Ainda sobre a Educação, Angela explicou que, em dezembro do ano passado, foi publicado o calendário das escolas municipais. Por isso, nesta sexta-feira (1º) não haverá aulas. Esse dia é compensado com outras atividades pedagógicas pelas professoras. O transporte de estudantes não sofreu qualquer problema nos últimos dias. Todos os alunos estão sendo transportados normalmente. O serviço é executado por empresas contratadas.

A secretária Eliete Nunes, do Desenvolvimento Social, explicou que mantém todos os serviços nos Centros de Atendimento Sociais (CASEs). Além disso, está garantido o fornecimento de veículos para o atendimento do Conselho Tutelar. Se as conselheiras precisarem de transporte, basta fazer contato direto com a Secretaria, que encaminhará o pedido à Secretaria Municipal de Transportes Internos (Semuttri).