Portal do Município de Piracicaba

Prefeitura mantém força-tarefa após extravasamento do rio Piracicaba

Fortes chuvas na madrugada elevaram o nível do Piracicaba para 5,6 metros às 11h40 de hoje, 11/02

Por CCS / Publicado em 11/02/2026
Tempo de leitura: 5 minutos.

Após as fortes chuvas registradas na madrugada desta quarta-feira, 11/02, o rio Piracicaba entrou em estado de extravasamento, levando a Defesa Civil a interditar preventivamente a avenida Beira Rio, a partir da rua Rangel Pestana, fechando assim o acesso à avenida Alidor Pecorari. A Defesa Civil segue monitorando o Piracicaba e o Corumbataí. Não há desabrigados.

A imagem mostra uma cena urbana em uma área alagada próxima a um rio. Um SUV cinza, modelo Volkswagen T-Cross, está atravessando uma parte alagada da rua, com água cobrindo parcialmente o pavimento. Ao fundo, vê-se um rio com água de coloração marrom, provavelmente devido à chuva recente ou enchente. Há várias árvores grandes e verdes ao redor, indicando que o local é uma área de parque ou calçadão à beira do rio. Na margem da rua, três pessoas vestindo coletes de alta visibilidade e capacetes, provavelmente trabalhadores municipais ou de emergência, observam a situação. Há também alguns pedestres ao fundo. Próximo ao carro, há postes e uma lixeira, além de alguns bollards (postes curtos) que delimitam a calçada. A atmosfera está nublada, sugerindo um dia chuvoso ou recente chuva forte, o que justifica o alagamento. A cena transmite uma sensação de atenção e cuidado diante de uma situação de enchente ou transbordamento do rio.
Rio Piracicaba atingiu 5 metros e entrou em Estado de Extravasamento na manhã de hoje, 11.02

A Prefeitura de Piracicaba também mantém uma força-tarefa mobilizada, com atuação integrada das secretarias de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos; Segurança Pública, Trânsito e Transportes; Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e Guarda Civil, além da CPFL e Corpo de Bombeiros. O objetivo é garantir a segurança da população e restabelecer a normalidade nas áreas afetadas o mais rápido possível.

De acordo com o Sistema de Alertas a Inundações de São Paulo (Saisp), às 11h40, o rio Piracicaba atingiu 5,6 metros na área urbana e 4,97 metros na região de Artemis, ambos em estado de extravasamento. Já o rio Corumbataí, no ponto de captação de Piracicaba, registrou 3,74 metros, permanecendo em estado de alerta.

Os níveis de referência do rio Piracicaba são: Atenção (3,21 metros), Alerta (3,71 metros), Emergência (4,20 metros) e Extravasamento (4,78 metros).

A interdição na avenida Beira Rio se deu por conta da água que atingiu o bolsão localizado a partir do Restaurante Porto do Sol, na avenida Alidor Pecorari. Segundo o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Odair Melo, nesse ponto, o nível é inferior à calha do rio, o que provoca o refluxo das águas da chuva para a via. “Por esse motivo, o local foi interditado de forma preventiva, evitando acidentes ou a parada de veículos”, explicou.

Um trecho da avenida Jaime Pereira também está com poças de água, no entanto, o fluxo de veículos não foi interditado.

Conforme dados do pluviômetro da base da Defesa Civil, nos primeiros 11 dias de fevereiro já foram registrados 176 milímetros de chuva. No mesmo período do ano passado, o acumulado do mês inteiro foi de 123,28 milímetros, o que representa cerca de 30% a mais de volume em apenas 11 dias.

As chuvas intensas também causaram a queda de árvores em oito pontos da cidade, conforme atualização das 10h45, nos bairros Centro, Paulista, Jardim Esplanada, Vila Fátima e Vila Resende.

HORTO DE TUPI – Após vistoria realizada na Área de Visitação Pública do Horto de Tupi na manhã desta quarta-feira, 11/02, o local permanecerá fechado ao público de forma preventiva nesta quarta-feira (11/02) e na quinta-feira (12/02). O solo segue bastante encharcado, com risco significativo de queda de árvores. A situação continuará sendo monitorada diariamente, com nova avaliação para possível reabertura na sexta-feira, 13/02.

ORIENTAÇÕES À POPULAÇÃO – Em caso de chuvas fortes, a Defesa Civil orienta que motoristas e pedestres evitem locais com histórico de alagamento, como a avenida Armando de Salles Oliveira, no trecho entre o Terminal Central de Integração (TCI) e a avenida Independência; a avenida 31 de Março; e o cruzamento da rua Gomes Carneiro com a rua Santa Cruz.

No caso de transbordamento do rio Piracicaba, os pontos mais suscetíveis a alagamentos são a região da Rua do Porto, avenida Beira Rio, Bongue, avenidas Cruzeiro do Sul e Jaime Pereira, além dos bairros Ondas, Algodoal, Ondinhas, São Francisco, Estoril, Jupiá, Gran Park e Ártemis. Já o rio Corumbataí pode causar alagamentos nas regiões de Santa Terezinha, Vila Rios e IAA-Bessy. O ribeirão Piracicamirim pode transbordar em áreas como Serra Verde, Ipanema, Astúrias, Bosque da Água Branca, Maracanã, Morumbi, Vila Independência e em trechos da avenida Alberto Vollet Sachs.

SERVIÇO – Em caso de necessidade, a população pode acionar diretamente os órgãos de emergência. O atendimento dos Bombeiros está disponível pelo telefone 193, enquanto a Defesa Civil pode ser contatada pelo número 199; A Guarda Civil pode ser acionada no 153 e a Polícia Militar 190.


Notícias relacionadas
Administração Agricultura Defesa Civil Trânsito e transportes
Agricultura Defesa Civil Meio Ambiente Obras Públicas
Defesa Civil Meio Ambiente Obras Públicas Trânsito e transportes
Defesa Civil Meio Ambiente Obras Públicas Trânsito e transportes
Defesa Civil Meio Ambiente Obras Públicas Serviços Públicos Trânsito e transportes
Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.