A Prefeitura de Piracicaba deu início à licitação da segunda etapa da infraestrutura do Engenho Central: instalação de mais 6,9 mil m2 de piso intertravado, além das redes de água, esgoto, combate a incêndio, iluminação etc. Esta nova fase compreende o trecho entre os barracões 9-A e o 17. O investimento previsto é de R$ 1,3 milhão, recursos da própria Prefeitura.
O prefeito Barjas Negri destacou que a intervenção no Engenho Central não é uma simples instalação de piso intertravado. “É muito mais, porque implantamos toda a infraestrutura, aquela que fica sob a terra, que são as redes de água encanada, de chuva e de combate a incêndio, o esgoto, a iluminação externa. A fiação elétrica, por exemplo, também será enterrada, despoluindo o visual.”
Assim como as obras da primeira etapa, a próxima seguirá no ritmo do calendário de atividades do Engenho Central, um dos principais espaços da cidade que abriga anualmente importantes eventos: Festa das Nações (maio), o Simtec (junho/julho) entre outros. A expectativa é de que as obras sejam iniciadas no segundo semestre deste ano e concluídas em 2010.
Sobre a continuidade das obras, a secretária de Ação Cultural, Rosângela Camolese, salientou que é importantíssimo a preservação deste patrimônio histórico que, hoje, é do povo piracicabano. Para Rosângela, ao garantir a posse do Engenho, mediante acordo da ordem de R$ 22 milhões, a Prefeitura implementa ações que valorizam o Engenho e facilitam a acessibilidade das pessoas, principalmente aquelas portadoras de necessidades especiais.
Rosângela lembrou que, já neste ano, aos participantes da Festa das Nações perceberam o quanto mudou a infraestrutura do Engenho com a instalação da primeira etapa do piso intertravado e a infraestrutura. “As famílias ficaram encantadas com a beleza do piso, da nova iluminação. A intervenção valorizou este patrimônio e mostrou o quanto a Administração se preocupa com a sua preservação”.
Para o prefeito, as intervenções no Engenho Central estão dentro de um planejamento. “Executamos a primeira etapa do piso e da infraestrutura. Resconstruímos os sanitários numa parceria. Concluimos no ano passado a recuperação do Armazém 14 e formalizamos a compra em definitivo do Engenho. Neste ano, já abrimos a licitação para a restaurar o Armazém 14-A e, hoje, autorizei a contratação do segunda etapa do piso e da infraestrutura. As ações continuarão no próximo ano”, disse Barjas Negri.
Raio-X da Obra
piso intertravado ……. 6,900 mil m2
galeria pluvial ……….. 3.300 m
rede de água …………. 300 m
rede de esgoto ………. 220 m
rede de incêndio …… 700 m
luminárias ……………… 8 un
arandelas ……………… 6 un