Foi lançado na manhã de hoje, 22/02, no PSF Jardim Oriente, o projeto Piracicaba Saudável, resultado de parceria da Secretaria de Saúde (SEMS) com a Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), com a finalidade de envolver a população na prática de atividades físicas.

Antes da caminhada, os participantes tiveram a pressão aferida por equipe de enfermagem e fizeram aquecimento com profissional do esporte. Às 7h30, um grupo caminhou do PSF Serra Verde até o Jardim Oriente, onde houve a concentração geral. Depois da solenidade oficial – que contou com a presença do prefeito Barjas Negri, do secretário de Saúde e Esportes, dr. Pedro Mello, e do vereador Jonson Oliveira –, por volta das 8h, todos seguiram de volta ao Serra Verde, onde foi servido um café da manhã.

Barjas Negri destacou a importância do trabalho integrado, com equipes de saúde e esportes, para atividades monitoradas, na prevenção à saúde e a melhoria da qualidade de vida. "Nosso objetivo é envolver a população para que essas atividades sejam incorporadas ao seu cotidiano. A continuidade permite o desenvolvimento do hábito e o resultado é uma vida mais saudável".

Segundo o prefeito, o projeto, após o pontapé inicial, será analisado e, com o apoio da comunidade, levado às demais unidades da Atenção Básica (AB) "Esta primeira experiência será avaliada para que possa ser exportada para as outras regiões da cidade", explicou.

Pedro Mello observou que o sobrepeso é um fator de risco, que compromete o envelhecimento saudável. "É um mal que acomete 50% da população brasileira. Este projeto foi pensado para contribuir na reversão deste quadro, reduzindo o sedentarismo, para que a população tenha, com as atividades físicas, mais saúde e um envelhecimento saudável e feliz".

O vereador Jonson Oliveira destacou o privilégio da comunicade de poder praticar esporte com o acompanhamento de profissionais e reforçou o convite para que todos continuem participando das caminhadas, que serão realizadas periodicamente. "É um privilégio e vocês não podem perder esta oportunidade", salientou.

As atividades do projeto Piracicaba Saudável, no Jardim Oriente, iniciarão sempre com checagem de pressão arterial e acompanhamento das atividades físicas dos participantes por profissionais das duas áreas. E serão integradas ao projeto Caminhada pela Saúde, do vereador Jonson Oliveira, cujas atividades serão ministradas pelo professor de educação física Leandro Fernandes.

As aulas dos projetos Piracicaba Saudável e Caminhada pela Saúde ocorrerão às segundas-feiras, no PSF do Jardim Oriente e PSF do Jardim Serra Verde, sendo na primeira unidade às 7h e na segunda, às 8h. Nas quartas-feiras, no Serra Verde começa mais cedo, às 7 horas, e no Jardim Oriente, às 8h.

PARTICIPANTES – Maria Dirian Pereira Lima, 67, é aposentada e mora no bairro Água Branca. "Fiquei sabendo no domingo que ia haver esta atividade. Gostei da ideia, porque eu já faço caminhada com a minha sobrinha. Minha intenção é acompanhar esse grupo todos os dias", disse entusiasmada. Questionada sobre o motivo de sua decisão de participar, respondeu: "Estou pensando na minha saúde. Quero ficar mais forte, para viver melhor".

Elsa Maria Chiquito Mastrodi, 65, do bairro Água Branca II, estava no PSF Jardim Oriente para uma consulta médica. "Fiquei sabendo agora mesmo que ia ter a caminhada e decidi ficar". Ela contou que já costuma caminhar todas as manhãs e que frequenta a academia ao ar livre do seu bairro. "Faço as caminhadas no meu bairro duas vezes por semana e agora pretendo participar mais vezes aqui também".

Antonia Goes, 59, é do Jardim Oriente. Ficou sabendo da caminhada durante consulta médica na própria unidade, no dia anterior. "Sou praticante de caminhadas há 25 anos, por orientação médica. Depois que o doutor me disse que eu precisava fazer exercício, nunca mais parei. E pretendo continuar", enfatizou.