Prefeitura lança projeto com palestras e oficinas sobre aves
Sanhaço-cinza
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur), lança neste sábado (21), às 9h, no Armazém 14 do Engenho Central, o projeto Bem-te-vi. Trata-se de um projeto voltado ao desenvolvimento da observação de aves no município, que contempla oficinas, trilhas de avistagem, palestras e exposições. As atividades, que seguem até domingo, fazem parte da programação do I Encontro de Cultura, Pesquisa e Turismo de Observação de Aves de Piracicaba.
O projeto – que visa ampliar a oferta do turismo local, agregando valores aos roteiros turísticos urbanos e rurais -, tem a função de resgatar a consciência ecológica da população, e por meio das atividades, promover o reconhecimento de profissionais e instituições que realizam pesquisas sobre a avifauna em Piracicaba.
Amanhã, das 9h às 12h30, haverá o lançamento oficial do projeto Bem-te-vi, com palestras Observação de Aves como Ferramenta para Educação Ambiental, com Elisabeth Salles, da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente; Tanquã, com o fotógrafo Luciano Monferrari e a coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Universidade Metodista de Piracicaba, Silvia Gobbo. Mesa redonda Roteiros do Turismo, das 14h30 às 17h30, com a doutora em Zoologia, Maria Eliana Gonçalves, o observador de aves e biólogo, Valdir Paulete, o engenheiro florestal, Edgar de Lucca e o doutor em Ecologia Aplicada, Eduardo Alexandrino.
No domingo, das 9h30 às 12h30, serão realizadas as palestras Turismo e Meio Ambiente e Conhecendo as Aves do Parque da Rua do Porto, com a bacharel e licenciada em Ciências Biológicas, Liliane Trevisan, a pós-doutora em Ciências da Engenharia Ambiental, Odaléia Machado Queiroz, e a bióloga do Zoológico Municipal, Paula Matias. Das 14h30 às 17h30, haverá a mesa redonda Conservação e Percepção da Fauna, com o Dr. Eduardo Alexandrino e Valdir Paulete.
Esses dois dias (21 e 22) finalizam as atividades do I Encontro de Cultura, Pesquisa e Turismo de Observação de Aves de Piracicaba, que teve início no último dia 7. Nestes dias serão realizadas palestras, mesa redonda, oficinas, trilhas de avistagem, exposições fotográficas, exposições e pinturas ao vivo, com artistas da Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos (Apap), venda de gravuras, quadros e livros relacionados à ilustração científica, arte naturalista, ilustração gráfica, ilustração da fauna, fotografia, entre outros.
As oficinas gratuitas têm o objetivo de difundir informações sobre as espécies encontradas na região. Segundo o site wikiAves, existem 333 espécies de aves registradas em Piracicaba. Entre as espécies mais conhecidas estão a garça-branca, tiziu, quero-quero, coruja do mato, coruja buraqueira, andorinha morena, joão-bobo, pica-pau rei e muito mais.
Roteiro Infantojuvenil
Amanhã (21), das 15h às 17h, no Museu do Açúcar e domingo (22), das 9h30 às 11h30, no CEDHU – Engenho Central, a oficina Ilustração de Aves será direcionada às famílias, e em especial, às crianças a partir dos 07 anos. A oficina ministrada pelo ilustrador naturalista e científico, Geraldo Victorino de França Junior, contará com vídeos, desenhos, contos, pintura e mini trilha para a observação de aves.
Programação:
21 de outubro
9h às 12h30 – Lançamento do projeto Bem-te-vi e palestras
14h30 às 17h30 – Mesa Redonda: Roteiros de Turismo
Local: Engenho Central (Armazém 14), avenida Maurice Allain, 454, Vila Rezende.
Oficinas
Desenho de Humor pela Conservação
Horário: 9h30 às 11h30 e das13h30 às 15h30
Local: Engenho Central (CEDHU)
Ilustração de Aves para a Família
Horário: 15h às 17h
Local: Engenho Central (Museu do Açúcar)
Observação de Aves
Horário: 15h30 às 17h30
Local: Engenho Central (Armazém 14)
Dia 22 de outubro
7h30 às 11h – Trilha de avistagem
9h30 às 12h30 – Palestras
14h30 às 17h30 – Mesa Redonda: Conservação e Percepção da Fauna
Local: Engenho Central (Armazém 14)
Oficinas
Ilustração Naturalista de Aves
Horário: 9h30 às 11h30, e das 13h30 às 15h30
Local: Engenho Central (Museu do Açúcar)
Ilustração de Aves para a Família
Horário: 9h30 às 11h30
Local: Engenho Central (CEDHU)
