Prefeitura lança Programa de Prevenção aos Dependentes Químicos
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Piracicaba, através do SEMPEM- Serviço Municipal de Perícias Médicas implantou junto aos 4.617 funcionários públicos municipais ativos, o Programa de Prevenção e Acompanhamento aos Dependentes Químicos. A participação será de forma expontânea, voluntária e gratuita, sem qualquer risco a carreira do funcionário.
Segundo Valéria Dias Bernardo, Chefe do SEMPEM, o objetivo do programa é prevenir e acompanhar os servidores municipais em quadro de dependência química, numa perspectiva educativa e de promoção de saúde, acentuando a importância do ser humano na Prefeitura Municipal de Piracicaba.
Valéria explica que somente os servidores municipais podem participar do programa. Devem procurar o SEMPEM, que fica na Rua Antônio Correa Barbosa, 1600 ou através do telefone 3433-0383 e o e-mail dependenciaquimica@piracicaba.sp.gov.br. O programa é coordenado por Ailine dos Santos Bastos, psicóloga, Daniela Redigolo Vitti, assistente social e Rubens Cenci Motta, médico.
Valéria enumera diversas vantagens do servidor em participar do programa, como prevenir o uso de drogas; ter acompanhamento profissional; ter auxílio de custo no tratamento; obter maior qualidade de vida no trabalho, como evitar acidentes no trabalho, faltas injustificadas, baixo desempenho e problemas de relacionamento entre colegas; obter maior qualidade de vida fora do trabalho, como melhora da saúde; evitar doenças; melhorar o aspecto financeiro, familiar e auto-estima e possibilidade de novo projeto de vida.
O programa será desenvolvido em três momentos, com abordagem individual e sigilosa; entrevista com as chefias e encontros em grupos, durante os quais ocorrem debates sobre assuntos em comum que levam os funcionários às faltas. Enfocará ainda a qualidade de vida dos funcionários, abrindo a oportunidade para reflexões em torno das causas e motivos das faltas.
Balanço preliminar indica que entre as principais causas do absenteísmo estão problemas relacionados ao uso de drogas, alcoolismo e depressão. “É um trabalho sério e sigiloso, com foco no bem-estar dos servidores municipais”, argumenta o secretário da Administração, Newton Furucho.
O que é dependência química
A dependência de substâncias pode envolver aspectos psíquicos, fisiológicos e químicos. É o consumo freqüente e compulsivo de qualquer substância, ou seja, qualquer droga, lícita ou ilícita (cigarros, álcool, maconha, cocaína, crack, medicamentos, entre outros).
A dependência se caracteriza pelo indivíduo sentir que a droga é tão necessária (ou mais), em sua vida quanto alimento, água, repouso, segurança. E este uso traz conseqüências negativas ao usuário e às pessoas ao seu redor.
Quais as características de um dependente?
De modo geral a pessoa com dependência faz busca recorrente pela substância, não consegue ficar sem consumi-la. Deixa de fazer atividades diárias para usar a substância. Com o tempo, o dependente químico precisa de doses cada vez mais altas para sentir o mesmo efeito da substância e, ao ficar sem, sofre os sintomas da abstinência, que é a reação do nosso corpo quando sente a falta da substância. É como se o corpo acostumasse e pedisse a substância.
