A Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp), lança amanhã, quinta-feira, 24/03, a plataforma PiraSolidária. O projeto tem por objetivo unir entidades filantrópicas ou coletivos, voluntários e empresas para fomentar a solidariedade no município e atender famílias em vulnerabilidade social visando melhor aproveitamento dos recursos arrecadados.
Plataforma PiraSolidária será lançada amanhã, 24 de março O evento de lançamento será às 9h45 no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central, e contará com a presença de Bia Doria, madrinha do projeto e presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo.
O projeto tem como gestora Andréa Almeida, presidente do Fussp, e como patrona Elenice D'abronzo, presidente da Casa do Amor Fraterno.
Bia Doria, Andréa Almeida, presidente do Fussp, e Euclidia Fioravante, secretária da Smads Andréa conta que, com a pandemia, tanto a procura por alimentos quanto as iniciativas de arrecadação aumentaram no município e, assim, tornou-se fundamental a organização dessas demandas e ofertas visando evitar a duplicidade de atendimentos e ampliar as famílias e regiões atendidas. Desta forma surgiu a plataforma PiraSolidária. "Nessa plataforma estarão divulgadas todas as ações desenvolvidas pelo Fussp ou pelas entidades cadastradas, o que vai gerar mais visibilidade, atraindo também mais pessoas dispostas a ajudar. Também será um espaço para que aqueles que tenham interesse em doar seu tempo como voluntários encontrem as entidades e ações que mais se identifiquem", explica Andréa Almeida. Por meio da plataforma PiraSolidária, o Fussp vai criar e coordenar projetos e campanhas para garantir melhor aproveitamento de recursos por meio da arrecadação de alimentos, agasalhos, itens de saúde e higiene que serão direcionados às famílias cadastradas nos órgãos oficiais da Prefeitura. "Todas as ações estarão documentadas na plataforma, proporcionando ainda mais transparência, o que é fundamental para a credibilidade da atuação de todos os envolvidos", enfatiza a presidente do Fussp. A PLATAFORMA – A plataforma PiraSolidária consiste na união de entidades filantrópicas ou coletivos do município a pessoas com interesse em ajudar por meio do trabalho voluntário ou de doações e empresas. Desta forma, entidades, pessoas físicas e empresas poderão se cadastrar na plataforma e receber informações sobre as iniciativas realizadas. Será possível, por exemplo, que o voluntário filtre as iniciativas disponíveis pela localização (CEP, bairro, região) ou pelo tipo de causa (atuação com crianças, idosos, etc). Além disso, haverá um mapa com pontos em destaque elencando os locais atendidos.