Medida visa a promoção do avanço socioeconômico, territorial, ambiental e da gestão pública eficiente de Piracicaba nos próximos 16 anos

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Governo (Semgov), lança na próxima quarta-feira, 26/06, o Plano de Desenvolvimento Estratégico Pira 2040, que prevê o planejamento de métricas e objetivos a serem alcançados nos próximos 16 anos, nos âmbitos socioeconômico, territorial, ambiental e da gestão pública eficiente. O evento vai acontecer no Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central, às 18h30. É aberto ao público mediante inscrição pelo link: https://bit.ly/pira-2040.

Para elaboração do plano, foi realizado estudo por meio da Fundação Instituto de Administração (FIA), que possui notória experiência em pesquisas e, em conjunto com o Executivo, formulou o escopo do plano de trabalho. Agora, o plano será proposto e delineado com participação da sociedade civil, por meio de audiências públicas, e considerando as políticas setoriais já estabelecidas no município.

O Plano Estratégico visa atender os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU e também considera mudanças de cenário ocorridas na cidade nos últimos anos, como a pandemia de Covid-19 e as mudanças climáticas.

“Nosso maior intuito com o plano é poder pensar Piracicaba para os próximos anos, considerando quais setores queremos desenvolver e, a partir disso, projetar os caminhos para essa expansão estratégica. Com o plano, poderemos orientar e agilizar serviços, obras e a criação de políticas públicas para a sociedade, já que teremos uma visão de futuro de longo prazo”, destacou Tássia Espego, titular da Semgov.

Os principais objetivos do Plano de Desenvolvimento Estratégico são: fomentar o debate amplo na sociedade de Piracicaba, estimulando a interlocução entre diferentes setores e a administração pública; traçar cenários de futuro que orientem discussões no médio prazo e a revisão de planos setoriais e planejamento orçamentário; prover instrumentos adicionais de gestão que otimizem a transparência e o controle social e os resultados da aplicação de recursos; e orientar os próximos passos do planejamento municipal através de diretrizes alinhadas com a visão de futuro e objetivos estabelecidos.

Além disso, o conceito aplicado no Pira 2040 abrange a definição participativa de Visão de Futuro para a cidade, bem como os objetivos de longo prazo. Além disso, considera também a definição de eixos para o planejamento por meio da indicação de diretrizes e projetos relevantes e o aumento da eficiência da gestão pública a partir das metas.

SERVIÇO – Lançamento do Plano de Desenvolvimento Estratégico Pira 2040. Quarta-feira, 26/06, 18h30, no Teatro Erotídes de Campos, Engenho Central. Inscrições no formulário: https://bit.ly/pira-2040.